A comunidade de Arnoso Santa Eulália reuniu-se, este fim de semana, para as festividades em Honra da Nossa Senhora do Fastio. Foram dias de reflexão, mas também de celebração, que contaram com cerimónias religiosas e animação lúdica.
No sábado, antecedendo uma noite com muita música, decorreu a Missa na Igreja Paroquial, às 20h. Seguiu-se, ainda, uma procissão de velas até à Capela da Nossa Senhora do Fastio.
Em frente ao palco, já se reunia a comunidade para assistir à atuação do Grupo de Bombos de Barcelinhos. O grupo, da terra, FammaShow apresentou-se, logo de seguida, com um espetáculo de muita música e dança, onde reinaram também os jogos de luz e cor.
As festividades continuaram durante todo o dia deste domingo. A missa solene iniciou às 11h, presidida pelo pároco Vítor Sá. Na homília, falou sobre a presença de Nossa Senhora e do seu altruísmo: “Tem um olhar atento, benevolente, misericordioso, um olhar que vai acudir, e que vai ao encontro daqueles que mais precisam e que estão mais aflitos”.
“Olhar para a Nossa Senhora, celebrar aqui em Arnoso Santa Eulália, neste lugar, a festa da Senhora do Fastio, significa que a conheçamos mais de perto em cada dia”, incitou Vítor Sá.
Foi também um momento de reflexão e de partilhar uma palavra de esperança para quem vive o flagelo da depressão ou da solidão. Como referiu o pároco, “a Igreja continua a estar ao lado dos seus filhos”, seguindo uma “referência segura- temos Mãe, como dizia o Papa Francisco. Esta mãe é modelo e é exemplo a seguir”.
A procissão em honra da Senhora do Fastio arrancou pelas 15h30, acompanhada da Banda Marcial de Arnoso, que atuou também no final. Além dos andores, a celebração contou com figurados, e a presença dos juízes, entidades religiosas e civis.
As festas encerraram com a atuação de Inês Pereira.
Traçando um balanço, Pedro Araújo, membro do Executivo da Junta de Freguesia, expressou o agrado da população por voltar a participar nesta romaria.
“A festa correu muito bem, na minha opinião, e de todas as pessoas com quem eu conversei nestes dois dias”, contou.
Garantiu que, no futuro, “a festa da Senhora do Fastio será sempre realizada”. Lembrou o período de pandemia, em que apesar de vários constrangimentos, se assinalaram as cerimónias religiosas.
“Agora, a festa regressou em grande, com um bom cartaz, digno da nossa freguesia. E é um cartaz que a freguesia pode suportar sem entrar em grandes loucuras”, o que considerou importante, “para que quem vier a seguir possa fazer idêntico, e a festa possa continuar a ser realizada com esta dignidade”. Concluiu.



























Comentários sobre o post