“Sinto-me contente pelo facto de as pessoas terem participado na nossa Mostra”, expressou o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira S. Mateus, Carlos Valente, no encerramento do certame, este domingo.
Depois de dois dias em que a moldura humana fez jus aos incentivos da Junta de Freguesia para que comparecessem no Parque do Quinteiro, o balanço só podia ser positivo.
“Houve muitos voluntários, inclusive na sexta-feira, dia em que fizemos a montagem do recinto”, referiu o autarca, salientando, ainda, a preocupação, tanto dos participantes, como da comunidade em geral, para auxiliar no evento. “A vontade de todos ajudarem demonstra o que deve ser a Mostra Comunitária, estarmos em solidariedade. (…) E com isto, conseguimos trazer mais pessoas, unir a nossa comunidade, bem como as localidades vizinhas”.
Exemplo disso, como reforçou Carlos Valente, foi a participação do Grupo Etnográfico “As Lavradeiras de Santa Maria de Oliveira”, que atuou durante a tarde deste domingo. Os cantares e danças populares contagiaram a população presente, que se juntou ao momento cultural.
Os objetivos foram cumpridos, reforçou o autarca local: promover as associações, valorizar o artesanato e difundir o património cultural e artístico. A programação, adequada a todas as idades, contou com várias atividades desde o início do evento.
A Associação Desportiva e Cultural de S. Mateus foi a responsável pela dinamização, ao longo da manhã de sábado, com a organização de uma aula de zumba.
As atividades escutistas preencheram a tarde, que contou também com insufláveis para os mais novos.
Tendo em vista a nova temporada desportiva que se avizinha, decorreu, ao final da tarde, a apresentação Oficial das Equipas ADC S. Mateus.
Os Talentos da terra subiram ao palco, a partir das 21h30, seguindo-se a atuação dos Djs Los Bandidos, que se encarregaram de manter a comunidade animada.
Terminado o fim de semana de festa, o presidente Carlos Valente deixou o convite para que toda a comunidade participe nas celebrações do Dia da Freguesia, que será assinalado já na próxima quarta-feira, dia 21. No programa consta a celebração da Missa Campal, em Honra a S. Mateus, às 19h, e a Procissão, às 19h45. Segue-se a Cerimónia Solene, com homenagem aos membros da comunidade, que se destacaram. Seguir-se-á o corte do bolo, bem como oferta de porco no espeto a todos os presentes.
Comentários sobre o post