Arnoso Santa Maria celebrou a Festa do Senhor, uma tradição que reúne os fiéis em dois momentos “no domingo, após o Dia de Corpo de Deus, em junho, há a adoração ao Senhor” – Exposto no Altar. No terceiro domingo de Agosto “esta é a festa, mais de bailarico”, explicou José Pedro Novais, Pároco da Freguesia de Arnoso Santa Maria.
Para o sacerdote, daquela comunidade, é importante que se separem estes momentos, “para que se distinguisse bem as coisas, uma coisa é a adoração ao Santíssimo (…), Hoje, sim, foi o bailarico, sentimos que a comunidade tinha a ansiedade de uma festa destas.” Sublinhou.
«Os jovens são o presente da comunidade», disse agradado com a participação dos jovens, dando um enorme contributo na comissão de festas, garantindo a continuidade destes costumes. “Não posso esquecer do Juiz e da Juíza, também, foram dois pilares para os jovens (…) mantendo esta sequência de testemunho.”, sublinhou o pároco.
Preparar uma festa não é fácil “estou muito feliz, agradeço ao povo de Arnoso e quem esteve cá igualmente.”, agradeceu Pedro Carvalho, juiz da festa. Na opinião deste responsável os jovens têm gosto e a prova foi deixada nesta festa, assegurou Pedro Carvalho.
“Não é demais lembrar e agradecer a quem teve este trabalho. A junta de Freguesia só tem que estar grata pelo trabalho dos outros, e hoje temos que agradecer à Comissão de Festas, do Santíssimo Sacramento, de Arnoso Santa Maria, pelo seu esforço, pela sua dedicação.”, agradeceu Jorge Amaral, Presidente da U. F. de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures.
O cartaz incluiu artistas da freguesia, que agradou, tanto ao público, como ao autarca local, agradeceu a todos quantos, de uma forma ou de outra, ajudaram: empresas e população.
A noite de sábado e de domingo acolheu muita gente, para assistirem aos grupos: Toka & Dança e Fammashow, este último, da freguesia de Arnoso Santa Maria.
Pode dizer-se, que os costumes estarão para durar nesta comunidade que preserva os rituais dos seus antepassados.
Comentários sobre o post