Os agrupamentos de escolas Camilo Castelo Branco, de Gondifelos, D. Sancho I e de Ribeirão foram distinguidos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses com o selo de “Escola SaudávelMente”, pelas “boas práticas de saúde psicológica, sucesso educativo e inclusão“.
A distinção feita a quatro dos sete agrupamentos de escolas do território famalicense “reflete a aposta na promoção da saúde psicológica, com políticas e práticas educativas que demonstram um compromisso forte e efetivo“, começa por afirmar o município, em nota de imprensa, salientando a “promoção do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e de carreira, da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade escolar“.
É referido como exemplo o programa “Brincar a Ser”, que é realizado há alguns anos nas escolas de Famalicão, promovido pelo município, no âmbito da promoção da saúde mental e do desenvolvimento de competências sociais e emocionais dos alunos do 1.º Ciclo.
De notar que o selo “Escola SaudávelMente” é atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, que este ano distinguiu 349 instituições, no cumprimento de um conjunto de critérios que visam aumentar as oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas.
Comentários sobre o post