O livro “Histórias Comidas – Eu consigo!”, um projeto de Mi Martins, será apresentado esta sexta-feira, às 10h00, no ciclo “Verão com Livros” que é dirigido às crianças de Vila Verde. A iniciativa está a ser promovido pela Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela.
“Histórias Comidas” tem como objetivo ser um instrumento facilitador de leitura. Apresenta uma forma original de propor uma alternativa de leitura àqueles que, por serem portadores de deficiência cognitiva, têm dificuldades em aprender a ler.
A leitura por associação ou analogia, desenvolvida no referido livro, permite que a cada palavra ou ação corresponda uma imagem significativa da vida real dos jovens ou adultos, tornando-os capazes de interpretar os signos linguísticos, apropriando-se deles como se, efetivamente, lendo.
As histórias deste livro, cuja edição é do Município de Vila Verde, podem ser lidas por todos, agradando também, às crianças do pré-escolar e às que estão ainda a aprender a ler.
Na sessão desta sexta-feira, aberta a crianças dos 3 aos 12 anos, participarão os alunos de Emília, ou Mi Martins, como a professora de artes plásticas gosta de se identificar. Mi e os seus alunos, utentes da APPACDM, contarão as “Histórias Comidas” aos participantes e acompanhá-los-ão na ilustração das palavras com imagens, e na operação mágica que é desvendar palavras através dos elementos da natureza, da vida quotidiana ou até ficcional que lhes associamos.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição para o e-mail biblioteca@cm-vilaverde.pt.
De notar ainda que a obra foi desenvolvida no complexo de Vila Verde da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga.
Comentários sobre o post