“A caminho de completar um ano de funcionamento, o número de atendimentos e de pedidos de senhas tem vindo a aumentar de forma muito significativa, sendo hoje evidente que o horário de atendimento que foi homologado, isto é, que contempla apenas os dias úteis, das 09h00 às 16h30, é manifesta e simplesmente insuficiente para fazer face à procura verificada“, defende, em comunicado, Jorge Paulo Oliveira.
O deputado famalicense interpelou, junto do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, o alargamento do horário de funcionamento da Loja do Cidadão de Famalicão. Na referida nota de imprensa, refere as filas de pessoas “frequentes” e a dificuldade em obter senha de atendimento, “dada a inviabilidade daquele ter lugar no horário de funcionamento”.
Jorge Paulo Oliveira recorda que nos primeiros seis meses de vida, a Loja de Cidadão realizou mais de 56 mil atendimentos. Este número representa uma média diária de 624 utentes, “melhorando significativamente” a qualidade do serviço público prestado em Vila Nova de Famalicão, “sobretudo dos serviços da competência do Estado, que obrigavam a longos períodos de espera dos cidadãos em condições de grande desconforto, nomeadamente, ao ar livre e sem equipamentos de apoio, particularmente sentido no Registo Civil e na Segurança Social”.
O deputado do PSD questiona o secretário de Estado, Mário Campolargo, no sentido de saber da disponibilidade da administração central para a concretização desse alargamento, diz não ignorar que esse facto “implica o reforço dos recursos humanos“, mas logo adianta que esse é “o passo necessário para que a desejável e exigível eficiência deste serviço publico seja uma realidade plena“.
Aberta ao publico desde 26 de julho do ano passado, a Loja do Cidadão de Vila Nova de Famalicão, implicou um investimento de dois milhões de euros, com um esforço do município em cerca de 1,6 milhões de euros, sendo o restante financiado por fundos comunitários, através do programa Norte 2020.
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