Cumpriu a tradição do levantamento do pau, este domingo, 1º de Maio, na freguesia de Pousada de Saramagos, Vila Nova de Famalicão. No dia do trabalhador, um grupo de homens reuniu-se, mais uma vez, na Rua do Ramo, para levantar um mastro com uma bandeira no topo, alusiva à efeméride.
Apesar do falecimento do mentor da iniciativa, José Magalhães, a comunidade da freguesia tem assegurado a sua continuidade. A neta entrega os cravos a todos os homens presentes – o símbolo máximo representativo do Dia da Liberdade, que ali, também, se assinala.
Martinho Magalhães, filho do mentor da iniciativa, revelou que é com orgulho que a família continua a organizar o evento, também em memória do pai. “Ele respeitava muito o Dia do Trabalhador e gostava do convívio com o pessoal da classe trabalhadora”, revelou.
Com o passar do tempo, os filhos têm feito o esforço para dar deixar morrer essa tradição: “É uma lembrança que criamos dele todos os anos”.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia, José Pereira, o importante desta iniciativa é, também, “preservar a cultura e as tradições da freguesia”. O ato simbólico atrai pessoas de outras freguesias, como revela o autarca: “As pessoas aderiram, e depois ao longo do tempo manteve-se o convívio”.
“Os pousadenses querem continuar, e no que depender de nós, enquanto formos Executivo, a tradição há-de se manter”, garantiu, por fim.
Comentários sobre o post