O Famalicão FabLab já está de portas abertas e, a partir de hoje, torna o ecossistema empreendedor do concelho ainda mais capacitado. O novo espaço, inaugurado ontem, dedica-se à criação, experimentação e inovação. Propõe-se a descobrir o que andam os famalicenses a “inventar” e, nesse sentido, ajudar na materialização das ideias.
O novo laboratório de experimentação, prototipagem rápida e fabricação digital está instalado na Universidade Lusíada e coloca à disposição da comunidade uma série de equipamentos e tecnologia de ponta. Em específico, está disponível no local uma máquina de corte e gravação a laser, uma impressora 3D, uma máquina CNC fresadora, uma máquina de circuito impresso e uma estação de soldadura.
Na inauguração do espaço, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, enalteceu o ADN empreendedor de Famalicão e apontou o FabLab como “mais um contributo para o aumento das potencialidades do território”.
O Reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins, salientou “a parceria virtuosa” estabelecida com a autarquia, acrescentando ainda que a instalação do FabLab no campus da Lusíada vai ao encontro da “orientação estratégica adotada pela universidade”, de colocar o saber e conhecimento da instituição ao serviço da comunidade.
O acesso ao laboratório pode, agora, ser requisitado por empreendedores, startups, micro e pequenas empresas, instituições de ensino e estudantes do concelho, através do portal do Famalicão Made IN.
Comentários sobre o post