E porque música e imagens são uma combinação perfeita, a Casa do Cinema de Coimbra recebe quatro sessões de documentários, em parceria com o Cineclube Fila K, em todas as 4ªf de Abril. Começamos com “We were floating high”, documentário de Tiago Gomes que se foca no 2019 de First Breath After Coma, ano em que encetaram uma digressão nacional e europeia a promover o seu álbum “NU”, editado pela Omnichord, cujo mentor Hugo Ferreira estará presente.
Na semana seguinte é a vez de “Tecla Tónica”, de Eduardo Morais (que marcará presença), um trabalho que explora a alquimia da electrónica na música em Portugal desde as primeiras peças da década de 60 até ao panorama actual.
O ciclo continua com “Farewell”, documentário que assinala 10 anos da estreia em disco de Sean Riley & The Slowriders, banda que nasceu, literalmente, entre os corredores da RUC e o palco do TAGV. Na sala, antes da projecção, o vocalista Afonso Rodrigues fará a apresentação.
Terminamos com “Filhos do Tédio”, filme emblemático de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda (que o irão apresentar presencialmente), e que nos faz recuar aos anos 90 e à pedrada no charco que representaram os Tédio Boys na cultura alternativa da cidade de Coimbra.
CASA DO CINEMA DE COIMBRA
quarta-feira, 20 de Abril
21H30 / “Farewell” (Sean Riley & The Slowriders) [documentário]
CENTRO CULTURAL PENEDO DA SAUDADE . 22 ABRIL e 05 MAIO
O espaço intimista do Centro Cultural Penedo da Saudade acolhe dois concertos de projectos relativamente recentes. Em abril apresenta-se o trio de Filipe Furtado, que tem desvendado as suas contagiantes canções de influência bossa nova e samba (do disco de estreia “Prelúdio”, a editar pela Marca Pistola), a quem se juntam o trompetista Pedro Jerónimo e o baterista Paulo Silva. Já em maio, o duo Peixinhos da Horta, de Luísa Levi e Constança Ochoa, mostra-se numa fase ainda embrionária mas muito promissora, onde a voz e as suas manipulações têm um papel primordial.
CENTRO CULTURAL PENEDO DA SAUDADE
sexta-feira, 22 de Abril
18H00 / FILIPE FURTADO [concerto]
Entrada Gratuita / Reserva obrigatória através de cultura@ipc.pt |
LIQUIDÂMBAR . 23 e 30 ABRIL
O Liquidâmbar, bar cultural que regularmente recebe concertos num dos pontos nevrálgicos da cidade, a Praça da República, é um espaço ideal para assistir, de forma descontraída e informal, a duas propostas bem distintas. A primeira é protagonizada pelo coletivo de hip-hop A Velha Capital, com um concerto especialmente preparado para assinalar as vésperas da Revolução de Abril. Uma semana depois é a vez do Conjunto
Académico José Paulo (liderado por Paulo Carvalho) apresentar alguns temas inéditos que nos últimos anos tem composto e gravado, de forma discreta.
LIQUIDÂMBAR
sábado, 23 de Abril
21H30 / A VELHA CAPITAL [concerto]
Entrada Gratuita
Comentários sobre o post