A federação portuguesa de tiro com armas de caça realizou, este fim de semana, um estágio no campo de tiro de Esmeriz. A equipa é constituída por sete atletas, que foram selecionados para representar Portugal, em Itália, no Campeonato do Mundo. As provas vão decorrer entre o dia 19 e 24 deste mês, sendo que em disputa estão os lugares para acesso aos jogos olímpicos em 2024.
“Nós gostamos muito de vir aqui, pela receção e não só”, começou por salientar Custódio Ezequiel, selecionador nacional, acrescentando que o campo de tiro de Esmeriz “é um dos melhores a nível nacional”.
“É um campo muito homogéneo, com um fundo bestial, onde dá uma visibilidade extraordinária, e que é fundamental no tiro. Este clube tem essas características. O único defeito é ter apenas dois campos de tiro. Nas provas de foro olímpico precisamos de ter três campos de tiro em competição”, explicou.
Assim, a escolha recaiu sobre Famalicão, visto que este espaço apresenta as condições mais parecidas às que a comitiva portuguesa vai encontrar em Itália. Os objetivos para as provas são muito claros: “O bom resultado não é apenas conseguir lugares no pódio. Entrar na final, para nós, é um bom resultado, por isso o nosso objetivo recai nesse âmbito”.
Como referido, serão sete atletas em competição- três homens numa equipa oficial, dois homens que vão participar a contar para os mínimos olímpicos, e duas mulheres a competir individualmente e em equipa mista.
Para Manuel Sá, presidente da Associação Caça e Pesca de Famalicão, “é uma honra Famalicão receber a presença da Federação”, que em menos de um mês, é já a segunda vez.
“Sendo que Famalicão se vai candidatar à Cidade Europeia do Desporto, é uma mais valia receber a Federação, porque estamos aqui com os melhores atletas de Portugal”, salientou.
Relativamente à modalidade, o dirigente refere que o tiro “está vivo e renovado. Esteve moribundo, mas agora com a presença desta direção há de ir para frente, a toda a velocidade”. Existem algumas dificuldades, no entanto, partilhou: “A Câmara está do nosso lado, e vamos para a frente com certeza”.
Comentários sobre o post