A Câmara Municipal assinou esta segunda-feira, dia 14, um conjunto de protocolos de apoio à atividade e formação desportiva, com cerca de 18 associações desportivas do concelho de Vila Nova de Famalicão.
Esta iniciativa visa a manutenção e fomento da prática desportiva, em matéria de formação desportiva e apoio aos escalões jovens. O apoio financeiro foi formalizado com uma cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, resultando num investimento da autarquia na ordem dos 200 mil euros.
Os contratos-programa foram celebrados com o Operário Futebol Clube, União Desportiva De Calendário, Ribeirão 1968 Futebol Clube, Associação Desportiva Ninense, Associação Juventude de Joane, Bairro Futebol Clube, Famalicense Atlético Clube, Associação Desportiva Oliveirense 1952, FamaBasket – Clube de Basquetebol de Famalicão, Grupo Desportivo do Louro, RBAD – Ribeirão Basket, Grupo Desportivo de Joane, Grupo Desportivo de Cavalões, Futebol Clube Brufense 1957, Associação Desportiva e Cultural de S. Mateus, Clube Recreativo e Popular de Delães, Desportivo São Cosme e Clube Desportivo de Lousado. Está, de igual modo, prevista, para breve, a realização de protocolos desta natureza com as demais associações desportivas do concelho, não contempladas nesta sessão.
“A formação desportiva dos nossos jovens e o nível competitivo dos nossos atletas justificam este investimento, queremos que continuem a sua trajetória de aprendizagem e de êxito”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, destacando o facto de Famalicão ser um território com “um sucesso desportivo acima da média nacional”.
Por isso, o edil realçou também a ambição de Famalicão se tornar Cidade Europeia do Desporto em 2025. “Pretendemos, por via do desporto, promover o território e obter mais notoriedade e prestígio. Os atletas e associações desportivas famalicenses, e o concelho em geral, serão beneficiados pelo alcance que a chancela de Cidade Europeia do Desporto trará ao nosso concelho”, rematou Mário Passos.
Pedro Oliveira, vereador do Desporto, realçou a riqueza das coletividades, visto que no contexto da oferta da prática desportiva desempenham um papel fundamental.
“Se não fossem as vossas associações a promover as várias modalidades, nós não tínhamos, naturalmente, os índices de atividade desportiva que temos no concelho, com as vantagens que isso também significa para as pessoas e para o território”, dirigiu aos representantes das associações presentes.
Garantiu que o apoio financeiro do município não se esgota neste contrato-programa: “Temos outras formas de apoio. Desde logo o programa de apoio ao rendimento desportivo, aos seguros e os exames médicos, há aqui uma panóplia de apoios que o município oferece e que naturalmente serão para continuar”.
Recorde-se que, para além destes protocolos, o Município de Famalicão tem prestado apoio financeiro, de forma anual, a vários níveis: nas inscrições federativas e respetivos seguros de atletas de escalões de formação (até 18 anos, masculinos e femininos) e do escalão sénior feminino, nos exames médicos obrigatórios a todos os jovens atletas, assim como investido regularmente na melhoria das condições das infraestruturas desportivas, nomeadamente, através da colocação de luzes LED, medida que permitiu atenuar as despesas correntes das associações.
Comentários sobre o post