Ao livro “O véu de Maia – Relendo Almeida Faria”, de Cristina Robalo-Cordeiro, foi atribuído o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho APE/Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Uma decisão por unanimidade, deliberada pelo júri constituído por António Apolinário Lourenço, Carlos Nogueira e Helena Carvalhão Buescu.
“Uma leitura que é uma releitura e vice-versa. A fortuna crítica de Almeida Faria, escritor brilhante, mas pouco prolixo e a história académica da autora fundem-se e confundem-se. Sem deixar de lado a análise crítica, técnico-narrativa e ideológica de Almeida Faria, Cristina Robalo-Cordeiro narra também a sua história como leitora do autor. Uma crítica humanizada, para classificá-la de algum modo, elucidativa e atrativa para quem leu ou pretende ler Almeida Faria”, destaca-se na ata.
O Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores, patrocinado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro, em primeira edição, no decurso do ano de 2020.
O valor monetário deste Grande Prémio é, para o autor distinguido, de € 7.500,00 (sete mil e quinhentos euros). Desde 2010, distinguiu já Victor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo, José Gil, Manuel Frias Martins, José Carlos Seabra Pereira, Isabel Cristina Rodrigues, Helder Macedo, Joana Matos Frias e Helena Carvalhão Buescu.
Comentários sobre o post