O “Mimo Bebé” foi criado pelo atual executivo da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, uma iniciativa que surge no seu primeiro mandato de Manuel Novais, presidente do executivo.
Com o objetivo apoiar os pais com recém-nascidos, a Junta da União de Freguesias demonstra estar presente para auxiliar com o apoio necessário.
“É um mimo simbólico”, começa por revelar Manuel Novais, presidente da União de Freguesias. “Traz riqueza no coração, não pelo valor, mas pelo sentimento”, acrescenta.
“Há cinco anos que o Mimo Bebé foi lançado por esta União de Freguesias e a intenção é ajudar os pais, os novos jovens que tem os seus filhos, a poderem ter um incentivo para que sintam que a Junta de Freguesia está com eles”, explicou o autarca.
Manuel Novais defende que a União de Freguesias está “na linha da frente em vários pontos” e que nunca abandona as famílias.
Nesta cerimónia foram cinco as famílias que receberam este mimo. A opinião dos pais, que receberam esta oferta da autarquia, é unânime. Esta iniciativa é importante para apoiar nesta fase inicial do desenvolvimento dos bebés e mostra que a Junta de Freguesia quer acompanhar a comunidade.
“É muito bom porque é sempre uma ajuda e todas fazem falta. São coisas que já não preciso de comprar porque a Junta de Freguesia ajudou”, explicou Ângela Ferreira.
Sofia Costa, já com dois filhos, salienta que esta é uma boa forma para os pais se sentirem apoiados. “É um estímulo, e até porque existem outras Juntas que não fazem este tipo de apoios aos pais, e é sempre bom”, frisou.
Esta iniciativa pode também ser um estímulo à natalidade, tal como acrescenta Ângela Ferreira: “Isto faz com que nós pensemos em ter o segundo filho porque é uma boa ajuda”.
Carlos Sousa partilha da mesma opinião e defende que “se fosse assim em todas as freguesias de Portugal, certamente já iria ser diferente. São pequenas ajudas, mas que incentivam os pais”.
Numa apreciação global, a vontade de ter mais filhos está presente, no entanto, são várias as dificuldades que se tornam um entrave para tomar essa decisão.
Eliana Rodrigues, também com dois filhos, afirma que pensar no terceiro filho “é um bocadinho complicado”. “As ajudas não são muitas, nomeadamente no Estado, por isso temos que pensar muito bem antes de dar esse passo”, revela.
Assim, este projeto da Junta é um apoio que “pode incentivar os pais a ter mais filhos”. Da mesma opinião, Ricardo Freitas, congratula a iniciativa pelo facto de “ajudar a família a crescer”. Ainda no primeiro filho revela que “todas as ajudas são importantes”.
Na União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, o dinamismo corre nas veias da comunidade. Apesar do interregno de atividades devido à pandemia Covid-19, a vontade é voltar a organizar as iniciativas tradicionais destas localidades o mais rapidamente possível.
Como tal, as Mostras Comunitárias estão oficialmente de regresso, como conta o presidente Manuel Novais. Em Cavalões está já agendada para abril, em Outiz para maio e em Gondifelos para final de agosto, onde se inclui a feira das Cebolas. Já estão também a decorrer os ensaios para as Marchas Antoninas e o carro das Flores está a ser preparado. Na área social, a ginástica sénior tem continuado, todos os dias para a população da União de freguesias marcar presença e participar.
Comentários sobre o post