CX A2D Volta a sonhar com a subida à Elite Nacional.
O Clube de Xadrez do Colégio do Ave organizou nos meses de janeiro e fevereiro o I TORNEIO DOS REIS DO COLÉGIO DO AVE.
Este Torneio dirigiu-se aos alunos do Colégio do Ave do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário com o objetivo de promover “o jogo das 64 casas” entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, preparando-os para competições internas e extraescolares.
Foi adotado o “sistema de todos contra todos“, tendo sido disputados 11 jornadas, e a arbitragem e direção de prova esteve a cargo do Mário Oliveira, professor responsável do Clube Xadrez Escolar do Colégio do Ave.
Esta iniciativa contou com o apoio do CX A2D, do Colégio do Ave, da equipa do Projeto IntegratEnglish e patrocínio da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio do Ave.
O grande vencedor foi João Diogo Pereira (5.º A) e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se Guilherme Leal (5º B ) e Luís Ribeiro (7.º B), respetivamente. Foram ainda homenageados José Figueiredo (7.º B ), Lara Dinis (10.º C) , Tiago Sousa (6.º A ), Edison Peng (5.º A ), Maria Carmezinda (10.º A) e João Figueiredo (5.º A).
A cerimónia de encerramento decorreu no dia 19 de fevereiro, entre as 14h30m e as 15h30m, no Colégio do Ave e contou com a presença do Presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Faria, da Presidente da APEE do Colégio do Ave, Isabel Sousa, e do Professor Mário Oliveira.
Os atletas homenageados foram desafiados a realizar uma simultânea com o atleta mais jovem da equipa A do CX A2D, José Santos, que coleciona 10 títulos distritais de jovens. O atual Campeão Distrital Sub-18 defrontou ao mesmo tempo os alunos presentes em nove tabuleiros distintos em que cada aluno participante realizava o seu movimento quando o atleta José Santos chegava ao tabuleiro.
No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o Clube de Xadrez do Colégio do Ave tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível interno e externo, complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.
De seguida, durante a tarde, com início às 15h00m, decorreu a 3.ª sessão do CN Equipas III Divisão – Série A, em que a duas das equipas que lideravam a prova defrontaram-se entre si: CX A2D B vs AX Cidade Curiosa A. Após 4 horas de jogo, a equipa bracarense venceu a jovem equipa famalicense pela margem mínima 1,5-2,5. A equipa B foi formada por Emanuel Fernandes (1.º tabuleiro, Capitão), Marco Pereira (2.º tabuleiro), João Pedro Afonso (3.º
tabuleiro) e José João Pinto (4.º tabuleiro).
A equipa A do CX A2D visitou a equipa vianense ADC PERRE A na 3.ª sessão do CN Equipas II Divisão – Série A e venceu de forma categórica por 0,5-3,5 !
Desta forma, a jovem equipa famalicense volta a sonhar com um lugar na elite nacional, pois depende apenas de si próprio para assegurar o regresso à 1.ª Divisão Nacional por Equipas. Neste momento, ocupa o 3.º lugar, com 7 pontos, atrás das equipas GD Dias Ferreira B (8 pontos) e CA Téssera A (9 pontos).
Comentários sobre o post