Nova instituição social apoia envelhecimento ativo da população.
A Associação Juntos por Famalicão, que esta sexta-feira, 11 de setembro, pelas 17h00, abre uma loja solidária no centro da cidade famalicense, vai reativar a Universidade Sénior do concelho, cuja atividade foi encerrada por falta de apoios e na sequência do estado de emergência motivado pela pandemia da Covid-19.
“Fomos confrontados com o encerramento da Universidade Sénior de Vila Nova de Famalicão, alegadamente por falta de sensibilidade de quem deveria apoiar a instituição, e nós, que estamos ‘Juntos Por Famalicão’, estamos em condições de anunciar que tudo faremos por criar em Famalicão uma instituição direcionada para apoiar o envelhecimento ativo da nossa população sénior, através da educação”, anuncia Miguel Lascasas, presidente da associação de solidariedade social “Juntos Por Famalicão”.
A nova associação, fundada em julho passado, resulta de um grupo contra a Covid-19 criado na rede social Facebook, dinamizado pelo próprio Miguel Lascasas, o qual mobiliza largos milhares de famalicenses em torno de ações solidárias ajudando pessoas em dificuldades.
A Loja Solidária que abre esta sexta-feira no centro da cidade, sob o lema “Quem pode doa, quem precisa recebe”, é uma das primeiras ações concretas da nova associação, depois de mais de uma tonelada de alimentos distribuída à população nos últimos meses. Na loja, aqueles que mais precisam podem encontrar roupa, calçado, brinquedos, entre outras doações.
A ideia de relançar a Universidade Sénior insere-se numa necessidade sentida por alguns idosos que, por estes dias, chegou aos ouvidos dos responsáveis da associação Juntos por Famalicão.
Criada há mais de uma década, a Universidade Sénior de Famalicão era um projeto de envelhecimento ativo liderado por Fernanda Costa. No ano letivo de 2018-2019, a universidade, que funcionava na Avenida Narciso Ferreira, chegou a ser frequentada por 80 alunos, que, além das aulas sobre os mais variados ramos do saber, participavam em passeios e convívios.
“Temos de agradecer o trabalho, a resistência e o legado da dona Fernanda Costa. A Universidade Sénior que ela criou foi um bom exemplo de uma instituição que é necessária em Famalicão”, afirma Miguel Lascasas, anunciando que a nova associação que lidera irá encontrar “uma solução inovadora para relançar a Universidade Sénior e integrar devidamente a população sénior famalicense que merece um envelhecimento ativo”.
Comentários sobre o post