O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, anunciou esta terça-feira, 4 de janeiro, que o Governo vai duplicar as mesas para o voto antecipado em mobilidade nas próximas eleições legislativas, face ao aumento do número de casos da pandemia.
“No voto antecipado em mobilidade, nós vamos duplicar a capacidade, isto é, em relação às presidenciais. (…) A pandemia está num momento de alguma recrudescência e, portanto, é natural que haja mais pessoas a votar em mobilidade e, nessa medida, mais que duplicámos as mesas para o voto em mobilidade“, declarou.
O governante avançou com esta informação aos jornalistas na Quinta do Grajal, em Agualva-Cacém, onde esteve presente para acompanhar o processo de envio do material de apoio às legislativas de 30 de janeiro para as câmaras municipais. Em específico, máscaras cirúrgicas, gel sanitário e guias práticos, manuais e outro tipo de documentação sobre as eleições.
No total, segundo nota do Governo, serão constituídas 1.303 mesas de voto antecipado em mobilidade, “ou seja, mais 628 mesas que as constituídas para as Presidenciais de 2021, onde foram constituídas 675 mesas de voto antecipado“.
Segundo Antero Luís, a medida visa permitir que “mais portugueses possam votar no fim de semana anterior” às eleições legislativas, no dia 23 de janeiro. Assim, caso os portuguesas se inscrevam na modalidade de voto antecipado existem “dois dias de eleição: um no dia 23, e um no dia 30“.
No total, prevê-se que sejam constituídas 15.124 mesas de voto para as próximas legislativas, com 13.821 secções de voto no dia da eleição, no dia 30 de janeiro, e 1.303 de voto antecipado em mobilidade no dia 23 de janeiro, conforme comunicado do Governo.
Comentários sobre o post