A agenda do Partido Socialista de Braga tem sido marcada por eventos ímpares de conversa e discussão sobre Portugal e sobre o futuro. Nesse debate não poderia falta a diáspora portuguesa, os portugueses que vivem longe do seu país mas que são verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. O Fórum “O Contributo da Diáspora para o Desenvolvimento Regional e o Programa Regressar”, no Auditório do Teatro Cinema de Fafe, contou com Augusto Santos Silva, cabeça de lista do Partido Socialista pelo circulo eleitoral fora da Europa, Berta Nunes, dirigente nacional do PS, Paulo Pisco, Deputado eleito pelo circulo eleitoral da Europa, Paulo Porto, Deputado eleito pelo circulo eleitoral da Europa num debate moderado por Daniel Bastos, historiador e autor de diversas publicações sobre as comunidades portuguesas.
Nas diferentes intervenções foi reconhecido o papel fundamental dos portugueses para a afirmação de Portugal no mundo e para o desenvolvimento regional. “Hoje saímos daqui com dados muito importantes – há mais exportações para os países onde temos mais portugueses, há mais fluxos de turismo dos países onde temos as grandes comunidades e há mais investimento em Portugal dos países onde temos maior número de portugueses”, afirmou Joaquim Barreto.
“Assumimos o compromisso de apoiar as iniciativas que no Parlamento valorizem as comunidades portuguesas e associamo-nos às iniciativas que, a partir dos municípios, como acontece com Fafe, pretendam reforçar a relação com os seus emigrantes. Servi os portugueses que vivem fora do país enquanto Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 2015 e 2019. Conheço o seu papel e reconheço a sua importância para Portugal, são embaixadores da portugalidade e da qualidade do trabalho e conhecimento portugueses. Mas se a vontade de algum português que vive longe for voltar, pode contar com o PS, pois tudo faremos para reforçar as condições de regresso dos que em Portugal queiram realizar as suas vidas.”, afirmou José Luís Carneiro no final da sessão.
Nesta sessão, presencial e online, participaram portugueses em França, Reino Unido, Venezuela, Estados Unidos, Alemanha, Andorra, Suíça, Luxemburgo, Brasil.
Comentários sobre o post