Em visita à Quinta de Pregal, uma exploração a 5 minutos do centro de Braga dedicada à raça barrosã certificada, o candidato da Iniciativa Liberal destacou o trabalho de gestão de Luís Fernandes, jovem empresário licenciado em veterinária que decidiu retomar a atividade dos avós, aplicando os conhecimentos que adquiriu e mantém em permanente atualização.
Luís Fernandes apresentou os processos aplicados na exploração, destacando que as cabeças de gado são criadas em liberdade, mudando permanentemente de pastos e sem recurso a alimentação processada. A Quinta de Pregal aposta ainda em circuitos comerciais curtos e na relação direta com o consumidor.
Rui Rocha, cabeça de lista da Iniciativa Liberal pelo Distrito de Braga, salientou o extraordinário exemplo de resiliência e cultura empresarial dado pelo jovem empresário bracarense que aposta numa exploração rentável independentemente da subsidiação. Sublinhou ainda a necessidade de melhorar o apoio das entidades oficiais em aspetos tão básicos como a simplificação, a disponibilidade de informação sobre os passos burocráticos e procedimentos necessários para desenvolver a atividade e de liberalizar um sistema que protege quem está instalado há décadas e um sector que depende da subsidiação, mesmo na ausência de iniciativa, o que distorce a concorrência.
O candidato da Iniciativa Liberal comprometeu-se ainda a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a visão de empresários como Luís Fernandes possa ser desimpedida de regras limitativas e desincentivadoras, valorizando também o mundo rural.
Comentários sobre o post