O oitavo aniversário da União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos foi celebrado em comunidade, esta terça-feira, dia 19 de outubro. A cerimónia do Dia da Freguesia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, acompanhado por Luís Ângelo, Secretário da Assembleia Municipal de Famalicão, que foram recebidos por Armindo Mourão, Presidente da Junta da União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos.
A cerimónia contou com um momento musical que ditou o início das celebrações, orientadas pela Presidente da Assembleia de Freguesia Rosa Areal.
Na sua intervenção destacou que a União de Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos é uma comunidade «com identidade e hoje mais desenvolvida», mas relembrou que a história se fez com obra, trabalho e dedicação.
“O presente que hoje vivemos resulta também do trabalho dedicado e esforçado de muitos no passado, que deixaram um legado relevante”, salientou a Presidente.
Rosa Leal salientou ainda que neste aniversário se celebram “todos os que, de forma honrosa e empenhadamente, contribuíram para o nível de desenvolvimento” da União de Freguesias.
Seguiu-se a homenagem aos cidadãos e instituições que se destacaram na comunidade. A título pessoal, foram homenageados Lindorfo da Silva Peixoto, por ser um exemplo «de cidadania e dedicação». Destaca-se do seu percurso o papel como Presidente da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Esmeriz (1975-1977) e como Presidente da Assembleia de Freguesia em vários mandatos, entre outros.
José de Araújo Areal foi também destacado como um exemplo de «fraternidade e altruísmo», foi um dos fundadores, em 1975, do Agrupamento 445 de Cabeçudos. Em sua representação receberam o prémio os seus netos, que também lhe prestaram homenagem em palco.
Seguiu-se a distinção ao Chefe Adriano, que foi reconhecido, por entre outros motivos, por ser um dos fundadores do Agrupamento 445 de Cabeçudos e que se mantem ativo até aos dias de hoje, “cooperando no crescimento do Agrupamento”.
No que diz respeito a instituições, o Centro Social da Paróquia de Esmeriz foi homenageado pelo serviço de solidariedade social. O pároco Nuno Vilas Boas, Presidente da Instituição, recebeu a medalha de mérito em nome do Centro Social que presta diariamente apoio à comunidade.
Por fim, foi homenageado Mário Azevedo Pinto, pelo seu profícuo percurso profissional e pela relação com os movimentos associativos.
Neste Dia de Freguesia, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, começou por salientar a importância de a comunidade estar num «processo de construção contínuo». Como explicou, neste âmbito, os construtores são as pessoas que foram homenageadas nesta cerimónia e que são uma mais-valia para o desenvolvimento da União.
O autarca salientou também a importância da valorização imaterial da comunidade e revelou a sua satisfação de encontrar uma comunidade viva. “Fico muito satisfeito por ver que nesta União de Freguesias a comunidade está viva e forte. Estão de mãos dadas de forma a continuar esta construção contínua de comunidade. Isto quer dizer que aqui, nesta União de Freguesias, são comunidades com futuro, porque temos pessoas, a título individual e coletivo, e que vão continuar a trabalhar”, reforçou.
“Estão de parabéns os homenageados, mas estou certo que eles são apenas a representação de vocês todos”, concluiu Mário Passos.
Armindo Mourão, Presidente da Junta de Freguesia, relembrou que o dia de Freguesia foi criado em 2014, sendo que todos os anos são homenageadas figuras que se destacam na comunidade pelo se contributo ao desenvolvimento da freguesia.
“Hoje estamos aqui para dar continuidade ao momento mais importante da nossa freguesia. Homenagear personalidades e instituições que se destacam pelas mais diversas razoes e deram um contributo maior em nome da nossa terra”, destacou o autarca local.
Luís Ângelo, Secretário da Assembleia Municipal enalteceu a continuidade destas celebrações do Dia da Freguesia: “É com muito apreço que louvo ao Sr. Presidente da Câmara, Mário Passos, e ao Sr. Presidente de Junta, Armindo Mourão, por replicarem não só na União de Esmeriz e Cabeçudos, mas em várias outras freguesias estes dias de Freguesias com os homenageados, os quais merecem todo o nosso apreço por tudo aquilo que fazem pelo bem da comunidade”.
“É preciso reconhecer as pessoas por tudo aquilo que fazem pela comunidade”, acentuou.
Comentários sobre o post