A cerimónia de tomada de posse da nova constituição do Executivo e Assembleia de Freguesia de Gavião decorreu na passada sexta-feira, dia 08 de outubro, pelas 21h, no Salão Nobre da Sede da Junta de Freguesia de Gavião. Como Presidente da Junta de Freguesia tomou posse António Emídio Brandão de Pinho, reeleito com maioria absoluta, pelo «Movimento Por Gavião», o Presidente Assembleia Freguesia Joaquim José da Silva Magalhães, e o restante executivo constituinte do Executivo de Freguesia.
O Presidente da Assembleia, Joaquim Magalhães, começou por agradecer a todos os deputados que cessaram funções “pelo seu trabalho, participação nas Assembleias e dedicação”. De todos os desafios sentidos durante o mandato concluído, destacou, a nível pessoal, as visitas aos gavienses que estavam em situação vulnerável, mais limitados ou com menor contacto com outras pessoas. “Foram momentos impossíveis de descrever, onde recebi muito mais do que aquilo que consegui dar e me fez crescer como indivíduo. Estas visitas são um exemplo de que com tão pouco se consegue atingir tanto”, assegurou.
O investimento na comunidade é um aspeto fundamental para o Executivo. “O principal ativo da nossa freguesia é a nossa gente. É fundamental continuar a investir nas pessoas, no seu crescimento e na sua qualidade de vida”. Joaquim Magalhães relembrou os dois anos de pandemia, que vieram confirmar “que os valores humanos estão acima de qualquer valor material”. “É nosso dever garantir que todos estão integrados, todos têm qualidade de vida e acima de tudo que não deixamos ninguém para trás”, continuou, dizendo “que é este o caminho a seguir”.
Destacou a Junta de Freguesia como um local de união, de debate e de dinamização. “Aqui todos são importantes e todos podem e devem fazer-se ouvir. Ambicionamos debates de ideias e ideais com diversidade de opiniões. Aqui também é o local certo para se exercer o direito de cidadania de toda a população”. Lembrou também que “é aqui o local para os gavienses questionarem, levantarem as suas duvidas e as suas preocupações com o executivo”.
Por fim, incentivou a presença dos cidadãos nas Assembleias de Freguesia, “que ao longo dos anos tem sido diminuta”. “Ambicionamos ver mais gavienses ativos”, apontou.
Durante a sua intervenção, o Presidente da Junta de Freguesia, António Emídio, destacou, emocionado, o apoio fundamental da sua família para este novo capítulo. “É com enorme sentido de gratidão que assinalo hoje o meu compromisso público enquanto Presidente da Junta de Freguesia de Gavião. Sinto hoje, mais do que nunca, a responsabilidade que me foi confiada pelos gavienses no dia 26 de setembro”, reconheceu.
Saudou o restante executivo, pela “energia, resiliência e espírito de missão”, que são, para o Presidente, características “indispensáveis e fundamentais para quem está numa Junta de Freguesia”. Quanto à sua reeleição, António Emídio falou sobre “uma equipa com provas dadas” e que justificou a confiança dada novamente pela população no ato eleitoral autárquico. “Ter vencido estas eleições foi a confirmação de que os gavienses acreditam no nosso programa, nas nossas intenções, qualidades, garra e na forma como fazemos política”.
“Tal como fiz há quatro anos, vou ser o Presidente de Junta de todos os habitantes da nossa terra e estarei disposto a ouvir as suas propostas, discuti-las e tratá-las com toda a seriedade e isenção”, garantiu. Assegurou ainda que, de imediato, vão ser convocadas reuniões com associações, comissões de festa, escolas, paróquia e tecido empresarial, “para mostrar disponibilidade na colaboração com a comunidade”.
Melhorar a qualidade de vida, reduzir as assimetrias locais e promover a cultura e o património são questões-chave para o Presidente e que vão ser alcançadas “melhorando os equipamentos públicos e contribuindo para as condições de vida dos cidadãos, especialmente os mais idosos e desenvolvendo programas de apoio aos mais jovens”, concluiu o Presidente.
Comentários sobre o post