A Ação Católica da Arquidiocese de Braga celebra no dia 23, sábado próximo, os seus 90 anos de atividade, com iniciativas de ordem cultural e religiosa.
A efeméride vai ser assinalada com um programa: 9H – Recepção – Sala Cenáculo (2º piso); 9H30 – oração; 9H45 – Abertura dos trabalhos com Tiago Oliveira (Coordenador do CAC – Conselho Arquidiocesano da Ação Católica e da ACR); Albano Cruz (Vice Coordenador da LOC/MTC) e Ana Cunha (coordenadora da ACI); 10H– a palavra do Arcebispo (via online); 10H10 – Conferência: “90 anos de Ação Católica – Da história à atualidade rumo ao futuro”, pelo doutor Jorge Cunha da UCP Porto; 11H – pequeno intervalo – Partilha do bolo e cântico dos parabéns; 11H15 – Debate; 12H30 – Encerramento – Tiago Oliveira e diácono José Maria Costa.
Fundada em 1933, a Ação Católica surge numa altura em que a Igreja pretendia recristianizar uma sociedade que vinha de uma 1.ª República portuguesa pautada pela indiferença relativamente a valores religiosos. A Igreja vivia um momento de crescimento, com a criação de numerosas obras caritativas e religiosas, assente na força espiritual, que pretendia envolver mais os leigos nos trabalhos da Igreja.
Constituiu uma das mais significativas e duradouras realizações do catolicismo português no século XX (1933-1974) e foi também, seguramente, uma das organizações sociais com maior influência na modernização do país.
Comentários sobre o post