A Casa das Artes de Famalicão acolheu esta segunda-feira, 21 de fevereiro, a 4ª Gala “Escola Amiga da Criança”, onde decorreu a entrega dos certificados de participação às escolas aderentes à iniciativa do concelho. Este projeto surge de uma iniciativa de âmbito nacional conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da editora LeYa e do psicólogo Eduardo Sá.
Em Famalicão participaram sete agrupamentos escolares, com 28 projetos. O Grande vencedor desta 4ª edição e também da Categoria Alimentação e Estilo Saudável foi o projeto da Escola Básica 2/3 de Ribeirão, intitulado “Pick Me Your Sustainable Choice”.
“A temática está na ordem do dia claramente, e este é um projeto que se salienta por isso. Além de ser um vencedor de categoria, é o grande vencedor da edição e é um fator de orgulho acrescido para todos nós”, explicou Maria Antónia Oliveira, Presidente da Federação Concelhia das Associações de Pais e encarregados de educação de Famalicão (FECAPAF), relativamente ao projeto distinguido.
A adesão por parte de todos os agrupamentos em Vila Nova de Famalicão deixou satisfeita a associação. “A participação tem aumento significativamente, tal como o número de prémios. E sabemos que o número de prémios não significa por si só que temos melhor escolas, mas é um excelente indicador”, destacou a dirigente, deixando ainda o apelo para que “cada vez mais escolas olhem para estas iniciativas como uma forma de premiar aquilo que já se faz de tão bom no nosso terreno e que é preciso parabenizar”, para dar continuidade à aposta em escolas e crianças mais felizes.
“Se há ano em que achamos que faz sentido premiar o que de bom se faz nas nossas escolas é este. Por isso o nosso esforço pra dar holofote a todos os projetos que se destacam e que fazem das nossas escolas mais amigas das crianças”, frisou Maria Antónia Oliveira.
O Vereador da Educação, Augusto Lima, destacou a importância de realizar esta iniciativa em Famalicão, pois como considerou, “é mais uma que contribui para valorizar e promover aquilo que de bom se faz no concelho, neste caso nas nossas escolas”.
Também o número de participações satisfez o Município: “Sete agrupamentos significa que estão todos envolvidos, e portanto com 28 projetos é um número significativo que contribui para este grande objetivo que é cada vez mais termos as escolas amigas das crianças”.
Sobre o premiado congratulou o grande prémio recebido pela Escola de Ribeirão, conseguido “por fruto do seu trabalho e o que tem vindo a desenvolver”.
“É sinal que Famalicão é lugar da educação”, rematou Augusto Lima.
Comentários sobre o post