Nuno Alexandre Gonçalves Mendes, aluno do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, conseguiu o 1.o Prémio REN 2023.
A dissertação vencedora desse galardão, intitulada “Federated Learning para a Previsão do Consumo Líquido de Energia em Comunidades de Edifícios”, foi realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e, também, do projeto ML@GridEdge, desenvolvido pelo Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra e pela University of Texas at Austin.
A estrutura implementada, constante dessa tese de doutoramento, prevê a integração de entidades terceiras como fornecedores de dados e dois sistemas de previsão (um para o consumo e outro para a geração), ambos geridos pelo mesmo servidor, permitindo assegurar a previsão do consumo líquido de energia elétrica, de forma independente, em cada um dos edifícios pertencentes à comunidade de energia», explica o premiado.
O Prémio REN foi criado em 1995, sendo atribuído todos os anos às melhores teses de mestrado em energia desenvolvidas em universidades portuguesas.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 13, em Lisboa, no Salão Nobre do Hotel Ritz.
Comentários sobre o post