Decorreu entre os dias 22 e 28 de julho o XI Torneio Internacional Cidade de Famalicão (TICF), realizado no Complexo Desportivo Vale S. Cosme, sede do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis. Este evento foi organizado pelo Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis, que está duplamente de parabéns: pela qualidade do evento e pelos seus 20 anos de existência na presente época desportiva de 2023/2024.
O torneio contou com o apoio da empresa Peixoto Rodrigues, da Cooperativa de Ensino da Didáxis, da Associação Académica da Didáxis (A2D), da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão (CMVNF). Mário Oliveira, coordenador do CX A2D, foi o diretor do torneio, com a arbitragem a cargo do Árbitro Internacional Bruno Lopes, assistido pelos árbitros FIDE Carlos Dias, Manuel Garcia, Paulo Costa e Vanessa Amorim.
Com um prémio total de 4500 euros, o torneio atraiu 116 jogadores de 11 países, incluindo 18 Mestres Internacionais. Esta foi a 15.ª e penúltima prova do circuito “Portugal Chess Tour” de 2023/24, sendo a sexta disputada em ritmo clássico. O próximo evento, o Leça Chess Open, decorrerá entre 31 de julho e 6 de agosto, com um prémio de 6500 euros.
O grande destaque foi o jovem Mestre Internacional ucraniano Vladislav Larkin, que, com uma performance de 2571 pontos Elo e 8 pontos em 9 rondas, venceu o XI TICF, arrecadando um prémio de 1200 euros. Larkin terminou meio ponto à frente do Mestre Internacional espanhol Alex Garrido, que recebeu 800 euros, e um ponto à frente do Grande Mestre búlgaro Vladimir Petkov, que ganhou 600 euros, completando assim o pódio.
A luta pela vitória no torneio teve emoção até ao último lance, com Larkin a derrotar o número 1 do torneio, o Grande Mestre brasileiro Alexandr Fier, na última ronda para assegurar a vitória isolada.
A delegação do clube anfitrião CX A2D foi a mais numerosa, com 26 participantes. O Mestre Nacional Ivo Dias foi o melhor atleta do clube, alcançando o 12.º lugar absoluto com 6,5 pontos. Também se destacaram João Afonso (25.º lugar) e a Mestre FIDE feminina Inês Silva (27.º lugar), que terminou em 3.º lugar na categoria feminina e recebeu um prémio de 25 euros.
A cerimónia de encerramento contou com uma apresentação musical de Beatriz Oliveira e Mariana, que interpretaram o “Minuetto” na flauta transversal. Estiveram presentes o vereador do Desporto de Famalicão, Pedro Oliveira, a diretora da FPX, Marta Leite, o Árbitro Internacional Bruno Lopes, o diretor da Associação Académica da Didáxis, Rui Miguel Costa, e o coordenador do CX A2D, Mário Oliveira.
Todos foram unânimes em considerar que o evento transformou Vila Nova de Famalicão na “Capital do Xadrez Nacional” durante a última semana de julho, promovendo o xadrez tanto a nível competitivo como formativo, com atividades como o “Estágio de Xadrez de Iniciação e Competição”, destinado a jovens promessas do xadrez distrital e nacional, coordenado pelo Mestre Nacional Paulo Costa.
Classificação Absoluta:
- Vladislav Larkin (MI, Ucrânia, Estrelas S. João de Brito) – 8 pontos – 1200 euros
- Alex Garrido (MI, Espanha, A.XAT Montemor-o-Novo) – 7,5 pontos – 800 euros
- Vladimir Petkov (GM, Bulgária, Vitória SC) – 7 pontos – 600 euros
- Lelys Martinez (GM, Cuba, GD Dias Ferreira) – 7 pontos – 400 euros
- Daniel Campora (GM, Argentina, CX A2D) – 7 pontos – 200 euros
- Alexandr Fier (GM, Brasil, GD Dias Ferreira) – 6,5 pontos – 100 euros
- André Sousa (MI, Portugal, Vitória SC) – 6,5 pontos – 100 euros
- Kevin Spraggett (GM, Canadá, Assembleia Figueirense) – 6,5 pontos – 100 euros
- António Pereira dos Santos (MF, Portugal, GX Alekhine) – 6,5 pontos – 100 euros
- Gustavo Ribeiro (MF, Portugal, CA Téssera) – 6,5 pontos – 100 euros
Classificação Veteranos:
- Sub-50: Vladimir Petkov (GM, Bulgária, Vitória SC) – 100 euros
- Sub-65: Daniel Campora (GM, Argentina, CX A2D) – 100 euros
Classificação Elo:
- Sub-2200: António Pereira dos Santos (MF, Portugal, GX Alekhine) – 100 euros
- Sub-2000: Tomás Santos (Portugal, Vitória SC) – 100 euros
- Sub-1800: Filipa Camacho (Portugal, CX Colégio Português) – 100 euros
- Sub-1600: António Pinto (Portugal, GD Dias Ferreira) – 100 euros
Classificação Feminina:
- Yaniela Forgas (WIM, Cuba, GD Dias Ferreira) – 100 euros
- Viviana Galvan (WFM, Espanha, Estrelas S. João de Brito) – 75 euros
- Inês Silva (WFM, Portugal, CX A2D) – 25 euros
Classificação Escalões:
- Sub-08: Tomás Almeida (Portugal, Xadrez Colégio Efanor)
- Sub-10: Francisco Silva (Portugal, CX A2D)
- Sub-12: Tiago Frutuoso (Portugal, Xadrez Colégio Efanor)
- Sub-14: An Zhang (Portugal, GX Alekhine)
- Sub-16: José Lucas Silva (Portugal, Vitória SC)
- Sub-18: Gustavo Ribeiro (Portugal, CA Téssera)
- Sub-20: Vladislav Larkin (MI, Ucrânia, Estrelas S. João de Brito)
Classificação Coletiva:
- Vitória Sport Clube
As últimas sessões foram comentadas ao vivo por Luís Romano, jogador da equipa A do CX A2D, na plataforma Twitch no canal ThinkingChess. Para o próximo ano, a organização já planeia um torneio ainda mais forte e competitivo, com a possibilidade de atribuição de normas de Mestre Internacional e Grande Mestre, reforçando a posição de Famalicão no cenário internacional do xadrez.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post