O dia da liberdade reuniu a comunidade vermoinense para a celebração do 25 de abril, no segundo ano, efeméride que este executivo faz questão de assinalar.
A comemoração iniciou com o hastear de bandeiras, ao início da manhã.
No programa contemplava uma homenagem, a título póstumo, lembrando antigos eleitos à Assembleia de Freguesia, pós 25 de abril, numa romagem ao cemitério local.
No Salão Paroquial, a Sessão Solene iniciou com o tema “Amor a Portugal”, na voz de Susana Araújo.
No palco, Sérgio Ferreira, interpretou “O oitavo dia da semana”, entoando vozes de abril. Após a interpretação da peça teatral, as entidades oficiais discursaram sobre o tema.
Paulo Dias interpretou “Grândola Vila Morena”, tema reconhecido daquele dia histórico.
“A liberdade e a democracia não resolvem todos os nossos problemas, tem que ser uma luta diária, uma luta concreta, porque todos os dias as pessoas precisam de nós, todos os dias a população tem necessidades” salientou Luís Ângelo, secretário da Assembleia Municipal.
Quem participou, na cerimónia, recebeu um cravo.
“O reconhecimento que a junta de freguesia aqui fez hoje, aos eleitos no pós 25 de Abril, significa um marco importante, reconhecer aqueles que trabalharam em prol da comunidade nesta freguesia, e portanto creio que o momento assinala, de uma forma muito meritória, aquilo que foram as conquistas de abril” afirmou o vereador, Hélder Pereira.
Todos foram unanimes quanto ao valor da revolução e da preservação da liberdade, que deve ser mantida, passando essa mesma ideia, às gerações mais novas.
“Muito por culpa dos últimos anos, e do crescimento, que na minha opinião é perigoso, destes partidos populistas (…) temos que saber transmitir-lhes uma mensagem do quão importante é aquilo que foi feito para trás, mas que muito ainda tem que ser feito para a frente” afirmou o Presidente de Assembleia da Freguesia de Vermoim, Miguel Campos.
“Eu acho que nós nos precisamos de arrepiar quando ouvimos essas lembranças, e essa música, o Grândola Vila Morena, porque isso é sinal que o 25 de abril faz sentido (…) para as pessoas de Vermoim, como hoje ficou evidente, faz muito sentido pela enorme adesão que teve” vincou Bruno Cunha, Presidente da Junta de Freguesia, satisfeito com o evento.
A cerimónia terminou com o Hino Nacional e um Porto d´Honra.
Comentários sobre o post