As “Vozes da Serra e do Vale” vão fazer-se ouvir no Salão Paroquial de Vale São Cosme, na próxima sexta-feira, dia 3, pelas 21h30. Sob orientação de profissionais da ACE – Escola de Artes Famalicão, o espetáculo teatral e musical, vai reunir, em palco, cerca de 14 cidadãos das freguesias de Cruz, Requião, Portela, Telhado, Vale S. Cosme e Vale S. Martinho. A entrada é livre para toda a comunidade.
Será apresentado um espetáculo que coloca as questões “Que relação a cultura estabelece com a vida? Os valores humanos, as tradições, aquilo que cada povo tem em alta conta, afirmam ou negam a vida?”, como é possível ler na descrição do projeto, em nota enviada à nossa redação.
O espetáculo vai mergulhar “nas tradições culturais da região, em busca de uma atualização da memória coletiva, o fortalecimento da identidade”, procurando “resgatar o passado para agir melhor no presente e preparar com mais sabedoria o futuro”.
A construção da performance ocupou os últimos cinco meses. Conforme avança o município em nota de imprensa, começou com sessões exploratórias e de capacitação, que decorreram no primeiro trimestre deste ano.
Estas foram dedicadas à componente musical e cénica, bem como a técnicas de luz. As sessões foram lideradas por Alexandra Calado, Miguel Hernandez e Mário Bessa, e envolveram aproximadamente 150 pessoas do Vale do Pelhe.
Com o arranque dos ensaios de preparação do espetáculo final, no passado mês de março, os formadores Alexandra Calado e Miguel Hernandez, assumiram, respetivamente, a direção musical e a encenação.
De referir que a iniciativa está inserida no projeto Há Cultura | Cultura Para Todos, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu (FSE).
Comentários sobre o post