Foram dias de festa “a dobrar” em Vale S. Martinho. Aliando as celebrações do Dia da Freguesia, o Executivo da referida localidade promoveu a sua Mostra Comunitária, que reuniu no Adro da Igreja, o tecido associativo, artesãos e empreendedores.
O certame iniciou no sábado, sendo que ao longo da tarde decorreram jogos tradicionais e atividades desportivas, onde se incluiu o passeio de bicicletas e a aula de zumba. A Eucaristia, já ao final do dia, homenageou os escuteiros falecidos do Agrupamento 186 CNE Vale S. Martinho.
A noite do primeiro dia do evento reservou-se para a animação musical, com a atuação do Grupo de Concertina – Raízes D’Ouro; o Espetáculo de Dança- Marlene Dias e, para encerrar, o Espetáculo Popular Ricardo Campos. Um cartaz “de peso”, com o objetivo de atrair as diferentes faixas etárias da população.
O certame recebeu, ainda, a visita do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, acompanhado pelo vereador Pedro Oliveira, com o executivo da freguesia, liderado por Manuel Oliveira, percorreram o local, para contactar com os responsáveis de cada expositor. Auscultando objetivos, conhecendo as áreas de atividade, o responsável municipal mostrou-se próximo da comunidade famalicense.
Rita Lima foi uma das empreendedoras que marcou presença na Mostra Comunitária. “Flor de Lima” é o nome do seu projeto, que surgiu na pandemia, depois de ter sido obrigada a fechar portas, temporariamente, do salão de cabeleireiro do qual é proprietária. A base são os sabonetes artesanais e aromatizados. As cores e os aromas, atraíram quem passou pela sua banca.
Quem, também, já é presença assídua nas iniciativas da freguesia é a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola e Jardim de Infância de Vale São Martinho. A principal função da coletividade, como salientou a presidente Ana Vieira, “garantir que as crianças usufruam de tudo o que têm direito – nomeadamente, atividades e visitas extracurriculares”. Do universo escolar fazem parte cerca de 115 crianças. Um “percurso desafiante”, mas com resultados positivos, confidenciou ao Famalicão Canal TV.
Expondo vários dos troféus conquistados ao longo dos anos, o Atlético Clube Vale São Martinho foi uma das coletividades desportivas que marcou presença na Mostra Comunitária. Esta associação promoveu, também, várias atividades ao longo do dia, direcionadas para os mais jovens. A formação no atletismo é uma das apostas, departamento que foi criado este ano, a formação jovem, aliada aos 20 atletas seniores. Roberto Machado, avançou que um dos sonhos antigos é a disponibilização da pista de atletismo de Famalicão, visto que o atual campo de futebol de salão “começa a ser pequeno para desenvolver as atividades com as crianças”.
As festividades retomaram na tarde de domingo, com a Eucaristia.
A Sessão Solene do Dia da Freguesia, no Salão Nobre, contou com a presença dos membros do Executivo de Ricardo Mendes, em representação da Câmara Municipal. Na sessão solene foram entregues os Prémios de Mérito Escolar aos alunos que registaram um percurso de sucesso durante o ano letivo. Foram também homenageadas coletividades e personalidades da freguesia.
Seguiu-se o corte do bolo, que foi distribuído pela comunidade.
O Espetáculo Musical dos 25 anos da Orquestra Pentágono, ao final da tarde, encerrou mais uma Mostra Comunitária da freguesia.
Comentários sobre o post