A previsão meteorológica aponta para um dia de forte instabilidade, sobretudo na Região Norte, com chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e a possibilidade de trovoada no Minho entre o meio da manhã e o meio da tarde.
O vento será um fator adverso: moderado a forte no litoral Norte e nas terras altas, onde as rajadas poderão atingir os 70 km/h no período da tarde.
As temperaturas terão uma descida acentuada da máxima no Minho e Douro Litoral.
Na Região Sul, o panorama é mais calmo, com períodos de céu pouco nublado no Baixo Alentejo e Algarve. Contudo, há a possibilidade de chuva fraca a partir do final da tarde no Alto Alentejo e litoral oeste. As temperaturas no Sul não sofrerão grandes variações.
Nos Açores a previsão meteorológica aponta para céu geralmente muito nublado e condições favoráveis à formação de neblinas ou nevoeiro em todo o arquipélago.
A chuva fraca ou chuvisco será uma constante:
No Grupo Ocidental, será mais intensa na madrugada e manhã, acompanhada de vento sudoeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h.
No Grupo Central, a chuva será em geral fraca, com vento bonançoso a moderado do quadrante oeste (10/30 km/h).
O Grupo Oriental terá períodos de chuva fraca, mais frequentes na madrugada e manhã, mas com a possibilidade de abertas durante a tarde. O vento será oeste bonançoso a moderado (10/30 km/h).
Na Madeira a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, com chuva em geral fraca a ocorrer a partir da manhã, podendo ser persistente nas terras altas. O vento será fraco, predominando do quadrante oeste, com velocidades inferiores a 20 Kms/h A temperatura mínima regista uma pequena subida.
Na Região do Funchal, espera-se céu geralmente muito nublado e a possibilidade de chuva fraca a partir da tarde. O vento manter-se-á fraco, abaixo dos 15 Kms/h.
Comentários sobre o post