Mais de mil pessoas participaram, este domingo, na Festa do Caldo do Pote, que teve lugar na Alemanha, na cidade de Dusseldorf, uma iniciativa integrada Na Rota das Colheitas, refere um comunicado do município vilaverdense.
O objetivo é a afirmação dos sabores únicos da gastronomia do mundo rural e que marcam a estratégia de valorização da identidade histórico-cultural daquele concelho.
Patrício Araújo, vereador da autarquia disse que “este é um momento especial de promoção do concelho de Vila Verde, assim como de todo o mundo rural que caracteriza a identidade do Minho e do Norte de Portugal, numa demonstração clara da excelência e das mais-valias únicas no mundo que temos no nosso território”.
Uma dezena de moradores da freguesia de Sabariz, do concelho de Vila Verde estiveram em Dusseldorf, onde cozinharam diferentes caldos à moda antiga, em potes de ferro sobre fogueiras a lenha e ao ar livre – replicando a Festa do Caldo do Pote que anualmente acontece na freguesia em setembro, no âmbito da Rota das Colheitas.
A adesão cada vez maior ao evento, por parte de alemães e de países vizinhos, assim como de emigrantes portugueses, foi notada, também, pela cônsul de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, que desafiou os organizadores para uma forte ampliação da capacidade do espaço.
A festa à moda minhota, na Alemanha, é uma iniciativa organizada por três emigrantes portugueses, José Esteves, de Sabariz, Filipe Castelo, de Aveiro e Armando Cortes, de Portimão.
Patrício Araújo agradeceu a disponibilidade e a “fantástica capacidade de trabalho e organização” das pessoas que foram de Sabariz até à Alemanha mostrar os bons sabores da gastronomia vilaverdense, conclui a nota.
Comentários sobre o post