Mais de mil pessoas, incluindo uma vibrante comunidade de emigrantes portugueses e cidadãos de vários países europeus, participaram no domingo, dia 9, na Festa do Caldo do Pote em Dusseldorf, na Alemanha. O evento, que serviu mais de 1.500 litros de caldos tradicionais feitos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha, afirmou-se como um dos maiores e mais internacionais da programação “Na Rota das Colheitas“, promovida pelo Município de Vila Verde.
Um Sabor de Tradição a Milhares de Quilómetros
Um grupo de “caldeireiros” da freguesia vilaverdense de Sabariz viajou até à Alemanha para confecionar 10 variedades de caldo à moda antiga, em potes de ferro com capacidade até 100 litros, transportados propositadamente de Sabariz.
O cardápio, que visou valorizar “os saberes e sabores do território e das suas gentes“, incluiu caldos como o Verde, à Lavrador, de Castanhas, da Pedra, de Peixe, de Legumes, de Ossobuco, à Sabariz e de Bacalhau. A acompanhar, foram servidas pataniscas de bacalhau, broa de milho, doçaria e vinhos regionais.
Promoção de Portugal e do Minho
Em representação do Município de Vila Verde, o vereador Carlos Tiago Alves expressou a sua satisfação, agradecendo a todos os envolvidos. “Fiquei surpreendido com a dimensão, a mobilização e o bom acolhimento da nossa comunidade de emigrantes, dos alemães e famílias vindas de outros países vizinhos,” sublinhou. O autarca destacou ainda que o evento é um “grande cartaz de promoção do concelho e também de Portugal.”
A Festa do Caldo do Pote, que celebra este ano uma década de organização em Dusseldorf, é uma iniciativa dos empresários José Esteves e Filipe Castelo, gerentes do grupo de restauração alemão do Clube Português e do Frango Português, contando com o apoio da Junta de Freguesia e da Associação Popular de Sabariz.
Edição de “Sucesso”
O empresário José Esteves considerou esta como “uma das maiores edições” do evento. “As pessoas que aqui vieram, das mais diversas profissões, ficaram extremamente satisfeitas. Este foi mais um bom momento para Vila Verde, Sabariz e também para Portugal, para orgulho de todos nós,” partilhou, assumindo o compromisso de manter o evento no segundo domingo de novembro do próximo ano.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post