A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai apresentar amanhã, dia 23, o estudo sobre o bem-estar dos jovens famalicenses em idade escolar, que teve como base o Health Behaviour in School-Aged Children, da Organização Mundial de Saúde. A apresentação está agendada para as 16h30, na Casa do Território, e será conduzida pela Vereadora para a Família, Igualdade e Saúde, Sofia Fernandes.
Trata-se de um trabalho de base científica promovido pelo pelouro da Saúde do Município, em articulação com a LIPAC – Liga de Profilaxia e Ajuda Comunitária de Famalicão, e realizado pela Associação Aventura Social.
Famalicão foi o primeiro município do país a aplicar esta ferramenta à sua população juvenil, fora do âmbito do estudo internacional, permitindo chegar a resultados importantes para a implementação de processos, projetos e iniciativas que respondam às necessidades e aos desafios indicados pelos jovens no estudo.
“É um documento extenso, cientificamente relevante, rigoroso e amplamente participado”, revela o município, que conta com uma amostra de quase 1000 participantes de todos os agrupamentos de escolas do concelho, a estudar nos 6.º, 8.º, 10.º e 12.º anos de escolaridade.
Os principais resultados do estudo serão, agora, apresentados aos parceiros, responsáveis de agrupamentos de escolas, associações e organizações concelhias, promovendo o seu conhecimento generalizado e um impacto relevante na definição das políticas e práticas para a promoção da saúde dos jovens famalicenses.
Esta apresentação contará também com um projeto de intervenção com propostas de atividades e iniciativas, para diversos públicos, nomeadamente, adolescentes e jovens.
Comentários sobre o post