As Festas em Honra de Santa Ana e São Joaquim, em Oliveira São Mateus, decorreram de 26 a 30 de julho.
No primeiro dia, realizou-se pela manhã uma missa campal.
Na sexta-feira, dia 28, o serão passou-se depois do jantar, com a atuação da Banda: Nova Geração, de Fafe, seguida pelo humorista Fernando Rocha e uma sessão de fogo-de-artifício.
“Foi muito trabalhoso (…) muito tempo dedicado a preparar os eventos que fizemos para que tudo corresse sempre pelo melhor” admitiu o juiz da festa, Carlos Cardoso, pronto mais um ano com aquele encargo, “eles (membros da comissão) é que me fizeram ficar mais um ano (…) a equipa está muito motivada para fazer mais um ano, então decidimos ficar”.
Na noite de sábado, a procissão de Velas saiu da Capela e percorreu as ruas da freguesia. Após as cerimónias religiosas, subiu ao palco a Banda Alvorada Musical, para a atuação da noite, finalizando com uma sessão de fogo-de-artifício.
O último dia, das festividades, iniciou ao som da Banda Marcial de Arnoso, que se seguiu com a celebração da Missa Campal no Largo da Santana.
O chefe da autarquia local, Carlos Valente, realça que a data da festividade, próxima de agosto, motiva a um maior número de emigrantes presentes, afirmando, ainda, que “este ano foi muito bom (…) já há muito tempo que não se viam umas festas começarem na tarde de sexta-feira e terminarem ao final da tarde de domingo”.
A animação da tarde ficou ao encargo daquela banda e dos cantares ao desafio com Tânia Freitas e Alfredo Rafael.
As festividades encerraram com a atuação do Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria, seguida por uma sessão de fogo-de-artificio.
Comentários sobre o post