A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave inicia, na próxima terça-feira, 3 de fevereiro, consultas de podologia no Centro de Saúde de Santo Tirso. A medida visa facilitar o acesso de utentes com diabetes e reduzir as faltas causadas por dificuldades de deslocação até aos polos vizinhos.
A partir da próxima semana, os utentes de Santo Tirso passam a contar com cuidados especializados de podologia no próprio concelho. O novo serviço, instalado no Centro de Saúde local (Rua Jornal de Santo Tirso), funcionará inicialmente dois dias por semana — terças e quintas-feiras — mediante referenciação do médico de família, informa uma nota enviada à nossa redação.
A decisão de alargar o serviço surge após a análise dos dados de 2025. No último ano, a ULS Médio Ave realizou 2.309 atendimentos de podologia nos polos da Trofa e Vila Nova de Famalicão. Desse total, 725 utentes eram residentes em Santo Tirso, mas muitos enfrentavam sérios entraves para comparecer às consultas, refere a mesma nota.
A distância, a falta de transportes e os custos associados foram identificados como os principais motivos para a recusa de referenciação médica e para o elevado índice de faltas, problemas que esta nova localização de proximidade pretende eliminar.
A consulta é dirigida prioritariamente a:
Utentes com diabetes;
Pacientes com patologias podológicas suscetíveis de evoluir para lesões ulcerativas.
“O objetivo é promover a monitorização precoce e prevenir complicações graves que, frequentemente, resultam em internamentos“, reforça a unidade de saúde.
Com esta aposta, a ULS Médio Ave prevê uma utilização mais eficiente dos recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Além de melhorar a qualidade de vida dos doentes, a iniciativa deverá reduzir, a médio prazo, a pressão sobre as consultas hospitalares de maior complexidade, tratando os problemas na base, antes que se tornem emergências médicas, conclui.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post