Um painel escultório intitulado ‘Margens do Ave’ está exposto no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso. A obra é da artista plástica Iva Viana, sendo o maior painel realizado pela escultora até hoje.
Este sábado, dia 28, haverá uma visita orientada, no âmbito do programa Rondas deste mês, será possível ficar a conhecer a obra, refere uma nota enviada à comunicação social.
“Margens do Ave” é uma obra que propõe uma reflexão simbólica sobre a resiliência coletiva, o isolamento vivido durante a pandemia e a força regeneradora da natureza, constituindo um tributo à identidade e resiliência da comunidade tirsense. Encomendada pela Câmara Municipal na sequência da pandemia de covid-19, a obra foi pensada como símbolo de introspeção, superação e esperança, pode ler-se.
Refere, ainda, que aquele trabalho da escultora inspira-se na paisagem e identidades locais.
Segundo a artista, “o confinamento, recordado e representado como um ‘lugar’ de aprisionamento da sociedade, foi, por oposição, um ‘tempo’ de triunfo, exaltação e redescoberta do meio natural.” A obra estabelece, assim, “uma analogia entre a prisão do Homem e a libertação da Natureza, um princípio de biofilia, que remete para a (re)conexão com a natureza a (única) possibilidade de evolução”, complementa Iva Viana, apelando “que sirva este trabalho para lembrar a urgência de cuidar”.
Estreia, também, o vídeo documental “Margens do Ave”, onde é possível acompanhar o processo criativo da obra, lado a lado com a artista, ao longo de vários meses.
Comentários sobre o post