A 1.a edição do Curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra, numa organização carimbada pelo Município da Trofa,e pelos Serviços de Formação do Porto e de Emprego de Sto. Tirso, tem início no próximo dia 13, decorrendo na antiga Escola de Feira Nova, em S. Mamede do Coronado.
Nessa data, e pelas 11H00, realizar-se-á naquelas instalações a Cerimónia Oficial de Abertura do Curso, o qual contará com 15 alunos seleccionados, entre dezenas de inscrições. A cerimónia de abertura está agendada para aquela data, pelas 11h00, nas instalações da antiga escola de Feira Nova, em S. Mamede do Coronado, a primeira edição do curso conta com 15 alunos, depois de uma selecção entre as dezenas de inscrições.
Promover na região a preservação da arte dos santeiros – escultores e pintores que produzem imagens devocionais para locais de culto é um dos principais desígnios do curso. Em nota à comunicação social, o Município anota sobre o Curso que “a produção de arte sacra representa um importante legado específico e original para o património cultural trofense e nacional que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber que passou de mestres para aprendizes”.
Mais refere: “Uma das particularidades do curso será o envolvimento dos mestres santeiros no leccionamento de aulas teóricas e práticas (…), componente prática, que visa preparar os formandos para os domínios das técnicas tradicionais de escultura e pintura de arte sacra que se praticavam nas antigas oficinas-escola de S. Mamede, resgatando um saber-fazer identitário de S. Mamede do Coronado, que pelo seu carácter único tem importância cultural em todo o mundo católico”.
De salientar que os Santeiros de São Mamede foram reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa,encontrando-se em curso o processo para iniciar o dossier de candidatura deste ofício a Património Imaterial da Humanidade.
Comentários sobre o post