“Os Alves de Requião” é um livro de memórias, identidade e afetos, remontando aos séculos XVII a XX. Será apresentado no adro da freguesia de Requião, no próximo sábado, dia 17, pelas 16h.
O livro baseia-se numa tese de doutoramento, em História, defendida na Universidade do Minho, em setembro de 2020, pela autora Teresa Araújo.
Formatado, essencialmente, em fontes primárias e no arquivo familiar da autora, a obra em questão é um trabalho sobre a freguesia de Requião, recuando aos primeiros séculos da era cristã com o estabelecimento de uma pequena comunidade de monges. Estes escolheram a beleza e pacatez da freguesia para se instalar num também pequeno cenóbio, mas também sobre as suas gentes, e em particular uma família, a família Alves, que há 400 anos e há 10 gerações, está instalada em Requião.
A cerimónia deverá contar com a presença institucional do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos e com a Professora Doutora Marta Lobo, em representação da Universidade do Minho que irá fazer a apresentação da obra.
Comentários sobre o post