Socialistas defendem que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão deve garantir condições necessárias aos estudantes, de forma a evitar a deslocação diária dos alunos para concelhos vizinhos.
De acordo com o Partido Socialista de Famalicão, o Ensino Superior constitui um importante agente de desenvolvimento dos territórios e é um fator de democratização do conhecimento, pelo que muitas autarquias procuram a localização de Instituições do Ensino Superior nos seus municípios, criando todas as condições para a sua implantação e regular funcionamento.
Num comunicado enviado à redação, pode ler-se que “as respostas às necessidades de alojamento estudantil têm de ser concertadas através de parcerias, envolvendo as Instituições do Ensino Superior, as Autarquias e outras entidades”, acrescentando ainda que “o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) enquanto estratégia nacional, evidencia a importância desta questão, tendo sido criado para reforçar a oferta de alojamento para estudantes do ensino superior a preços regulados”.
O alargamento da base social do ensino superior, “essencial para o aumento dos níveis de conhecimento, de competência, de competitividade e de inovação”, foi uma das apostas do Governo desde a anterior legislatura, o que originou um aumento da necessidade de alojamento para os estudantes deslocados.
“Sabemos bem que quantos mais alunos ingressarem no ensino superior maior é a necessidade de alojamento para estudantes a preços regulados. Também sabemos que a procura de alojamento é, atualmente, maior do que a oferta. A fixação de estudantes vai, por essas razões, estar dependente das respostas que as entidades envolvidas conseguem dar às necessidades de todos os estudantes”, salientam os socialistas.
Face a esta realidade, o PS Famalicão considera “fundamental que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão seja responsável pela adoção de medidas que promovam as condições para o desenvolvimento e crescimento do Ensino Superior no Concelho através de estratégias conducentes à fixação de mais alunos no Concelho e, também, pelo meio de parcerias com as Instituições de Ensino Superior e/ou outras entidades, proporcionando uma maior acessibilidade a alojamento estudantil a preços regulados, de forma a evitar a deslocação diária dos alunos para concelhos vizinhos”.
Comentários sobre o post