A área da saúde foi o tópico de uma acção de proximidade realizada por deputados do PS do círculo eleitoral de Braga, os quais denunciam dificuldades em se preencherem recursos humanos nalgumas unidades dessa região.
José Luís Carneiro, Palmira Maciel, Pedro Sousa, Ricardo Costa, Irene Costa e Gilberto Anjos, realizaram na manhã de terça-feira, dia 28, algumas visitas, tendo identificado dificuldades.
Essas, segundo uma nota socialista, “nomeadamente no que respeita à substituição e contratação de profissionais por ausências temporárias ou definitivas (como baixas medicas ou aposentações), que comprometem a continuidade dos serviços, na medida que aumenta a pressão sobre as equipas em funções”.
A mesma informação adianta que “Os socialistas registaram ainda, com preocupação, a baixa taxa de preenchimento de vagas médicas, uma vez que se verifica a colocação de apenas um médico especialista para as 18 vagas identificadas pela ULS Alto Ave”.
De outro jeito, esses parlamentares comentam: “no que diz respeito ao modelo de financiamento é essencial para garantir os recursos necessários, manter e expandir os serviços prestados pelas ULS. As metodologias de financiamento e o reforço de investimento são fundamentais para consolidar avanços e responder de forma cada vez mais eficaz às necessidades dos utentes e dos profissionais de saúde”.
Os mesmos representantes dos eleitores socialistas por Braga não deixam de relevar que: “No terreno, foi possível verificar a boa articulação entre os cuidados de saúde primários, hospitalares e na comunidade, garantindo um acompanhamento mais eficiente e próximo dos utentes”.
Comentários sobre o post