O Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Famalicão apresentou um conjunto de propostas robustas para responder aos danos causados pelas recentes condições meteorológicas extremas no concelho. A principal medida sugerida é a criação imediata de um Fundo de Emergência Municipal no valor máximo de um milhão de euros, refere uma nota enviada à nossa redação.
Este fundo destina-se a apoiar:
Pessoas Singulares/Agregados Familiares: Apoio máximo de 2.000 euros para necessidades de primeira ordem (alimentos, vestuário, pequenos eletrodomésticos), após verificação municipal.
Pequenas e Microempresas: Apoio máximo de 3.000 euros, mediante verificação municipal e no montante não coberto pela apólice de seguro.
Outras Medidas e Críticas
Além do apoio financeiro, o PS exige que a Câmara Municipal realize um levantamento rigoroso e quantificação dos danos na rede viária, devendo apresentar uma proposta de resolução ao executivo em 15 dias.
O partido também criticou a postura da Proteção Civil municipal, defendendo que o dirigente máximo deveria ter sido mais interventivo na difusão de mensagens de apelo e recomendação à população.
Os socialistas consideram, ainda, que a situação justificava a declaração de estado de alerta municipal, o que teria permitido uma melhor coordenação de serviços e uma mobilização mais célere de recursos, podendo ter minorado os graves efeitos.
A intempérie ocorreu após um aviso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitido na passada terça-feira, dia 11, que alertava para precipitação forte, vento e risco de inundações.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post