“Como desejaria que fosse Famalicão em 2030, para que seja o lugar ideal, o seu lugar do futuro?”. Esta pergunta dirigida aos famalicenses dá o mote para a elaboração do novo Plano Estratégico do município 2022-2030. Tem como âmbito o alinhamento da estratégia municipal face às prioridades e recursos das estratégias internacionais e nacionais, nomeadamente os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, e o novo ciclo de programação europeia.
O Famalicão.30 será o resultado de um amplo processo de participação comunitária que vai colocar os agentes do território dos mais variados domínios a pensar na melhor estratégia para o melhor futuro de Famalicão.
Neste seguimento, os “Dias de Famalicão.30” vão decorrer entre 26 de março e 30 de abril, com a realização de mais de uma dezena de iniciativas temáticas, como encontros comunitários, reuniões de trabalho e de diagnóstico e workshops entre os serviços municipais e entidades parceiras, que vão culminar na realização de um Painel de Cidadãos, no dia 30 de abril, sob o tema “Imaginar Famalicão em 2030”.
“Queremos manter a gestão municipal sob os trilhos de uma planificação bem refletida e elaborada e ajustada aos desafios e oportunidades contemporâneos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos.
A primeira ação de auscultação acontece já neste sábado, dia 26 de março, e vai decorrer na sequência da entrega das Bolsas de Estudo aos estudantes do Ensino Superior. Aproveitando a presença de mais de duas centenas de jovens, o município vai desafiá-los a exporem as suas ideias para a construção do Plano Municipal da Juventude.
Transversal às diversas temáticas para recolha de contributos, o município vai interpelar os famalicenses para imaginarem e descreverem como desejariam Famalicão em 2030, através de uma ação de rua que vai decorrer entre 26 de março e 30 de abril, onde uma ilustradora vai passar para a tela as ambições e desejos dos cidadãos.
Comentários sobre o post