Foi criado um mural, no Parque de Sinçães, junto à Casa das Artes, por cerca de três dezenas de ucranianos, que demonstra “a forma como Vila Nova de Famalicão está a acolher os deslocados do país, em virtude do conflito bélico existente” – informa um comunicado do Município à imprensa.
A instalação artística foi desenvolvida no âmbito do projeto ‘SER Ucrânia – Serviço Especial aos Refugiados’, promovido pelo Município de Famalicão, em parceria com A Casa ao Lado.
O mural tem o fundo amarelo, com ilustrações de girassóis – símbolo ucraniano associado à paz – e, segundo a mesma nota, “remetem para a ligação entre ambos os povos, numa ótica de florescimento e desenvolvimento de um futuro em conjunto”.
Outra das iniciativas previstas, no mesmo programa de apoio aos refugiados ucranianos, é a sessão de cinema” Especial Ucrânia”. O filme será apresentado no dia 2 de setembro, na Casa de Camilo, em Seide S. Miguel, inserida no âmbito do Cinema Paraíso.
Entre os dias 23 e 30 de setembro pode, também, conhecer a exposição do trabalho fotográfico realizado ao longo do “ARTE’ID/Ucrânia”, que estará patente no Parque da Devesa.
No final do ano, a 16 de dezembro, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, pode assistir à apresentação de um espetáculo comunitário, organizado pela Ondamarela, uma empresa que se inspira nos lugares para o desenvolvimento de projetos artísticos.
Comentários sobre o post