A freguesia de Outiz Inaugurou, no dia 27, um mural alusivo à Guerra no Ultramar.
“É com profunda hora e grande respeito (…), um gesto coletivo de memória, de reconhecimento e de gratidão para com todos aqueles que com coragem, abnegação e verdadeiro espirito de presença, serviram a pátria em momentos decisivos da nossa história”, lembrou Cátia Alves, do executivo daquela União de Freguesias, na abertura da cerimónia.
Seguiu-se o toque de continência, por um elemento da Fanfarra dos Bombeiros
Após aquele momento o chefe da municipalidade, Mário Passos, acompanhado por Manuel Novais e António Faria, do executivo da U. F. de Gondifelos, Cavalões e Outiz descerraram a placa que assinala aquele momento e a Pedra que assinala o Monumento aos Ex-Combatentes.
Para Manuel Novais, presidente daquela autarquia local, aquele monumento representa todos quantos estiveram na Guerra do Ultramar, “é mais que justo”, sublinhou.
O presidente da Câmara garantiu que mais de metade das freguesias do concelho tem um monumento em memória de quem lutou em terras colonizadas por Portugal, “não esquecer os nossos concidadãos famalicenses que estiveram envolvidos numa guerra, que com certeza não queriam ir, mas foram convocados (…). Queremos que toda a história seja preservada”, disse o edil famalicense.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post