Um agradecimento a todos os galardoados, com especial relevo para o Dr. Paulo Cunha, Cidadão Honorário, que alavancou o nome da Cidade internacionalmente…a todos que – disse – “deram o seu contributo para a coesão do nosso Município e que muito deram para a nossa memória colectiva”.
Palavras do Presidente da Edilidade famalicense na Cerimónia Comemorativa do 37.o aniversário de elevação de V. N. de Famalicão, a Cidade.
“Valorizamos o nosso percurso. Sentimos orgulho desta Comunidade empreendedora” – manifestou o mesmo autarca. Prosseguindo, quis dizer que todos devem sentir orgulho, também, da nossa Cidade, com a confiança e com a responsabilidade que os tempos exigem.
Depois de se referir à renovação da Cidade que está em curso e que se vai expandir, Mário Passos deixou dito que se pretende tornar o Centro da Cidade num palco ao ar livre, continuando a aposta na reabilitação urbana.
RESIDÊNCIA PARA ESTUDANTES, apostando no Centro
Para uma centena de estudantes – anunciou em 1.a mão – a Câmara vai apresentar a sua candidatura, em pleno centro urbano, para, nas actuais instalações do Departamento do Ambiente do Município, lançar uma residência para estudantes. O município vai despender de 3 milhões de Euros para esse projeto.
Aliás, como relevou, o “coração” de Famalicão é uma aposta da autarquia que pretende uma Cidade com pessoas e para as pessoas.
Afirmando que Famalicão é o Município de maior capacidade exportadora do norte do País e, também, o 3.o de Portugal, Mário Passos fez questão de explicitar: “Somos um território que produz, que trabalha e que não baixa os braços”.
Em crise de seca generalizada, o Chefe do Executivo anunciou que o Município já implantou medidas de gestão da água, como o corte da rega em espaços públicos que poupa milhões de m3, os quais dão para abastecer 100 mil residências.
Educação, desporto, e transportes mereceram reparo, na intervenção de Mário Passos, que assinalou serem sectores que a Câmara tem preocupação de acção política.
Concluindo o seu discurso, em plena praça frente aos Paços do Concelho, recheada de convidados e dos agraciados com medalhas do Município, em diversas áreas de intervenção, Mário Passos precisou: ”Continuaremos a apoiar os empresários, as associações, as Juntas e as pessoas… somos um concelho com passado que quer edificar um presente e um futuro”.
Seguiu-se a cerimónia de entrega dos galardões a mais de três dezenas de cidadãos, de personalidade, de associações e outras instituições.
Comentários sobre o post