Empresa de Santo Tirso, JMS Organaria restaurou Órgão da Igreja de Gondifelos que irá ser inaugurado no próximo domingo.
Augusto Joaquim Claro (Ínsua, Penalva do Castelo, 1865-Esporões, Braga 1917) estabelecido na capital minhota ao redor de 1885, bastante influenciado pela organaria romântica europeia, este construiu e remodelou inúmeros órgãos em Portugal. Joaquim Claro, Representou uma mudança de padrão no que respeita à criação organeira em Portugal, tendo sido o primeiro organeiro a introduzir a pedaleira nos órgãos portugueses – e pelo movimento cecilianista, e colocando um ponto final decisivo no que respeita à arte organeira assente na tradição ibérica do século XVIII é herdeiro da tradição organeira de cariz indiscutivelmente português do século XIX que lhe fora transmitida pelo tio António José dos Santos. Nesse sentido, “a sua obra deve ser considerada um ponto de inflexão inexorável na história do órgão em Portugal, o que faz dele uma figura topo no panorama da organaria portuguesa na viragem do século XIX ao XX”.
Devido à notoriedade e relevância deste construtor, a JMS Organaria com Sede em Sequeirô, Santo Tirso, aconselhou que este instrumento fosse submetido a um profundo restauro geral, conservando o seu devido funcionamento e a essência da sua memória.
A nossa filosofia de trabalho, da JMS Organaria consiste em respeitar a identidade e individualidade dos Instrumentos, mantendo sempre a sua essência original, sempre que possível, tentando evitar intervenções agressivas e tentando incessantemente o reaproveitamento dos mesmos materiais, a mesma forma e espírito da sua construção. Garantindo a todo momento um perfeito funcionamento na totalidade de todos os elementos. Tendo já restaurado no Concelho de Famalicão três Órgãos históricos, em Ribeirão, Telhado e, atualmente, Gondifelos.
Foi uma grande honra para a equipa da JMS ORGANARIA, assim como para os nossos colaboradores, a realização deste trabalho no belíssimo órgão histórico da Paroquia de Gondifelos e de terem recolocado toda a confiança no nosso dispor e no nosso Atelier de Organaria.
Câmara e Junta de Freguesia comparticiparam na ajuda do restauro
Este restauro contou com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão, Junta da União de Freguesias de Gondifelos Cavalões e Outiz, do Padre David e Irmã, bem como da comunidade da Paróquia de Gondifelos.
Comentários sobre o post