A operação “Bom Caminho” vai ser promovida pela Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao final do ano, e tem como objetivo promover o patrulhamento de visibilidade na proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela.
Em comunicado, a GNR avança que a operação visa a proteção e segurança dos peregrinos que transitam ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior, através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Durante a operação, a GNR vai realizar um conjunto de atividades operacionais que “contribuem para o sentimento de segurança e a visibilidade junto dos peregrinos, nos diferentes percursos“.
A GNR salienta assim que a sua presença vai ser reforçada “nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização“.
A autoridade recomenda ainda aos peregrinos: preparar o percurso antecipadamente, evitar desvios dos mesmos, caminhar apenas nos períodos diurnos, usar roupas claras e material retrorrefletor, manter o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família. Aconselha também que durante o trajeto os peregrinos circulem pelos passeios ou na ausência pelas bermas, que em grupo, caminhem em fila única, a não utilizar auscultadores durante o caminho e evitar o transporte de grandes quantidades de dinheiro.
Comentários sobre o post