A Nova Ligação à Estação Ferroviária de Lordelo iniciou esta segunda-feira, dia 20.
O anúncio da empreitada foi feito em comunicado à comunicação social, onde refere a importância da execução daquela obra “vai servir três freguesias – Vila Nova do Campo, Vilarinho e Roriz – do concelho de Santo Tirso”.
A fase inicial da empreitada é a construção de uma rotunda, no entroncamento com a EM 644. A segunda fase terá a construção de uma ponte sobre o Rio Vizela, será “um projeto de grande envergadura”, explicou Alberto Costa, e os Municípios de Santo Tirso e de Guimarães, através de um protocolo estabelecido entre as duas autarquias, têm prevista a divisão das responsabilidades relativas a este projeto.
Na opinião do município tirsense aquela obra irá resolver a elevada sinistralidade registada no entroncamento da VIM com a EM 644. “Serão construídas passadeiras elevadas, para reduzir a velocidade em ambos os sentidos, já que a velocidade é a principal causa dos acidentes verificados naquele local”, adiantou Alberto Costa na apresentação do projeto.
“Simultaneamente, uma das alterações mais importantes prende-se com a construção de um arruamento exclusivamente destinado à saída de S. Martinho do Campo, em direção a Vilarinho”, destacou também o chefe da municipalidade tirsense, acrescentando que “o objetivo é retirar trânsito da rotunda e, desta forma, quem quiser ir em direção a Vilarinho não tem de ir à rotunda”.
Na construção da ponte sobre o Rio Vizela “Santo Tirso comprometeu-se a contratar a elaboração do projeto da nova ponte e arruamentos de acesso, a lançar o concurso e a adjudicar a obra, ao passo que Guimarães reembolsa Santo Tirso da parte correspondente ao seu território, ou seja, cerca de 700 mil euros à data de hoje”, concluiu.
Comentários sobre o post