O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, as novas medidas restritivas face ao aumento do número de casos de covid-19, em Portugal. Entre as medidas anunciadas pelo chefe de Governo destaca-se o uso obrigatório de máscara em todos os espaços fechados, apresentação de teste obrigatório (mesmo para vacinados) para entrada em lares e recintos desportivos, o adiamento do regresso às aulas e o encerramento de discotecas entre 2 e 9 de janeiro.
O Conselho de Ministros reuniu-se hoje para decidir as novas medidas para travar a evolução da pandemia, depois dos especialistas terem sido ouvidos na passada sexta-feira, em reunião no Infarmed, e ainda depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos nos últimos dois dias.
O governante frisou que a semana de 2 a 9 de Janeiro deve ser de “contenção de contactos”, após o período de Natal e Ano Novo, em que se prevê um aumento de infeções devido ao maior número de contactos e aproximações. Nesta semana, os bares e discotecas serão encerrados e o teletrabalho será obrigatório.
As aulas só recomeçam a 10 de Janeiro, sendo que esses dias vão ser compensados depois nas férias de Carnaval, com menos dois dias, e na Páscoa, com menos três dias.
No acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e ginásios deve ser apresentado obrigatoriamente o certificado digital de vacinação.
O teste negativo obrigatório aplica-se também, além da visita a lares, no acesso a visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde e grandes eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos. É obrigatório também apresentar teste negativo para todos os voos que cheguem a Portugal, sendo que serão aplicadas sanções agravadas para as companhias de aviação, com coima de 20 mil euros por passageiros sem teste.
Entre as recomendações gerais estão ainda a testagem regular e o teletrabalho.
Comentários sobre o post