As cápsulas de café usadas vão transformar-se em matéria-prima, em Famalicão. O Município vai instalar, até ao final do ano, os primeiros 20 capsulões para a recolha de cápsulas usadas em várias freguesias do concelho, marcando assim o arranque da campanha de recolha e valorização daqueles resíduos domésticos, informa um comunicado à imprensa.
“Estamos mais uma vez a falar do reaproveitamento dos resíduos que produzimos em casa. Estamos a transformá-los em matéria-prima, tal como já o fazemos com os biorresíduos e os óleos alimentares domésticos, numa perspetiva de sustentabilidade ambiental” destacou Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal, que reforçou a pretensão de Famalicão de se afirmar como um “eco-território”.
Os munícipes podem depositar as cápsulas individualmente dentro do contentor ou dentro de um saco de plástico fino.
A recolha será efetuada pelos serviços municipais que encaminharão o conteúdo dos capsulões para as empresas protocoladas, para que procedam à valorização e aproveitamento dos materiais que compõem as cápsulas de café usadas. Aquelas têm elevado potencial de reciclagem porque os seus componentes são materiais recicláveis ou reutilizáveis.
Os pontos onde vão ficar instalados os primeiros 20 capsulões podem ser consultados aqui.
Comentários sobre o post