No ano letivo que agora iniciou, o Município de Vila Nova de Famalicão está a apoiar o transporte de 93 cidadãos famalicenses portadores de deficiência, que se deslocam de quase todas as freguesias do concelho, para instituições sociais e educativas. Em nota de imprensa, informa-se que a ajuda municipal ronda os 186 mil euros, verba aprovada na última reunião de Câmara.
O serviço de apoio ao transporte é realizado diariamente durante todo o ano, exceto na segunda quinzena de agosto. De recordar que entre setembro de 2021 e agosto de 2022, a autarquia fez um investimento municipal na ordem dos 240 mil euros que beneficiou cerca de 92 famalicenses.
“O valor e o número de beneficiários é ajustado ao longo do ano mediante o aparecimento de novas necessidades. Para além deste investimento, acresce uma verba previsível na ordem dos 50 mil euros, referente a gastos de deslocações de cidadãos portadores de deficiência para instituições de fora do concelho“, explica o Município.
Este apoio inclui deslocações a instituições, entre elas, a APPACDM Vila Nova de Famalicão, AFPAD – Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência, Centro Social e Cultural de São Pedro de Bairro, Universidade do Minho, Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (Braga), Instituto Politécnico do Cávado e Ave – Guimarães, Centro Capacitação e Formação de Famalicão (ACIP) e APACI – Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas (Barcelos).
“Apesar de pequeno, para estes famalicenses e as suas famílias, é um gesto com grande significado” refere, a propósito, o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “O facto de terem como se deslocar a instituições que fornecem atividades ocupacionais adaptadas à sua realidade, assim como ofertas formativas relevantes, é um passo importante para garantir o acesso destes cidadãos à educação, o seu bem-estar e o seu desenvolvimento pessoal e coletivo”, destaca o edil.
Comentários sobre o post