Duas jovens voluntárias, do Corpo Europeu de Solidariedade (CES), serão acolhidas pelo Município de Vila Verde, no âmbito de um projeto que estão a desenvolver ao nível ambiental e social, numa parceria com a Associação O Mundo Somos Nós (OMSN) de Goães, na Ribeira do Neiva.
Segundo uma nota enviada à nossa redação, o programa oferece suporte e recursos para garantir que todos os jovens, incluindo aqueles com menos oportunidades, possam participar ativamente nos diversos projetos de voluntariado do CES em diferentes partes do Mundo.
Em Vila Verde, as jovens vão aprofundar grandes temáticas como ambiente e alterações climáticas, diversidade intercultural, intergeracional e social, dedicando atenção especial à promoção da participação democrática inclusiva, através de experiências educativas não-formais, refere a nota.
Para o município vilverdense “a chegada das voluntárias a Vila Verde é um marco para a comunidade, destacando a importância da solidariedade e do envolvimento dos jovens na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”.
Esperamos que a sua presença inspire outros jovens de Vila Verde a participar no Corpo Europeu de Solidariedade e a contribuir para um mundo melhor, onde a solidariedade e a cooperação são fundamentais na sociedade do amanhã.
A concluir a nota refere que para a concretização deste projeto de voluntariado, a associação OMSN conta com os seus parceiros internacionais Mundus Group (Espanha) e Green Association (Bulgária), financiamento da União Europeia e o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde e a Junta da União das Freguesias da Ribeira do Neiva.
Comentários sobre o post